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Estudantes do CAP são reconhecidos em premiação da Embaixada da França no Brasil

A premiação para o Ensino Médio ocorrerá em uma cerimônia que será realizada no dia 22 deste mês, às 18h, no Cais do Sertão

Estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE) são destaque no projeto FrancEcolab, realizado pela Embaixada da França no Brasil em parceria com a Fundação Tara Océan, pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa é realizada com o intuito de sensibilizar jovens brasileiros sobre a questão da responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável. O grupo formado por alunos do 9º ano A ficou em primeiro lugar no concurso nacional de vídeo e o grupo formado por alunos da 1ª série B está entre os finalistas na categoria correspondente ao Ensino Médio, junto a estudantes do Rio de Janeiro e de São Paulo. No vídeo, o anúncio dos resultados

Fotos: Anthony Santana

Alunos dos Ensino Fundamental e Médio comemoram a premiação

A premiação para o Ensino Médio ocorrerá em uma cerimônia que será realizada no dia 22 deste mês, às 18h, no Cais do Sertão, no bairro do Recife. Nesse dia, os três grupos finalistas vão apresentar seus trabalhos para o júri formado por especialistas que vai nomear o primeiro, o segundo e o terceiro lugares.

Em 2022, os estudantes foram convidados a produzir vídeos relacionados ao tema “Em defesa do Oceano e dos rios: preservar a biodiversidade”. O assunto foi trabalhado ao longo do ano por alguns grupos do CAp com apoio dos professores de Biologia e de Francês.

“Consideramos que as temáticas apresentadas, tanto em 2021 quanto em 2022, são relevantes e interessantes para serem trabalhadas no ambiente escolar. Contribuímos com a formação desses adolescentes e, além disso, reconhecer a importância de tratar a nossa casa, o planeta Terra, com respeito e cuidado é algo que nos impulsiona a nos envolvermos com esse tipo de iniciativa. A experiência também permite mostrar a funcionalidade da aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso a francesa, e usá-la para acessar e construir conhecimentos”, afirma a professora Fernanda Cristina Puça França, que coordena o projeto no CAp junto com o professor Danilo de Carvalho Leandro.

Estudantes exibem banners dos projetos, que incluem também vídeos 

PROJETO - O projeto FrancEcolab é uma iniciativa voltada para alunos dos ensinos Fundamental (I e II) e Médio das escolas públicas e privadas do Brasil nas quais são oferecidas aulas de francês (ou na língua francesa). Para cada uma das três categorias, a Embaixada da França no Brasil e a Fundação Tara Océan propõem algo específico.

Os alunos do Ensino Médio precisavam elaborar uma reportagem curta, em francês e com legendas em português, respondendo à seguinte pergunta: “Por que proteger a biodiversidade?”. Para isso, deveriam escolher uma espécie que vive no Brasil, apresentar qual é o nicho ecológico do qual ela faz parte e quais são as consequências de seu desaparecimento.

“Durante o ano, os estudantes participaram de webinários e de oficinas (sobre produção de vídeo e pronúncia em francês), fizeram trabalhos em equipe sobre criação de roteiros. As espécies foram escolhidas pelos próprios estudantes e uma seleção interna precisou ser feita para limitar a inscrição a três trabalhos por categoria”, recorda a professora Fernanda.

O Grupo MangueVille, do Ensino Médio, é composto pelos estudantes Allana Carla Gonçalves Barbosa, Artur Coutinho Souza Leão, Fernanda Camyla Cavalcante Alves, Gabriel Azevedo Amorim Vieira Belo, Gabriela Mendonça de Lima, Maria Eduarda Idelfonso de Albuquerque, Maria Eduarda Pirajá Rodrigues Lima e Natália Maia Holanda.

Já os alunos do Ensino Fundamental II precisavam elaborar uma videorreportagem sobre uma espécie brasileira que esteja em risco de extinção e imaginar uma solução para protegê-la. Eles poderiam ser gravados em francês com legendas em português (opção adotada pelos alunos e alunas do CAp) ou na combinação inversa. “Três grupos do CAp enviaram vídeos nesta categoria, cada um sobre uma espécie diferente: boto-cor-de-rosa, cavalo-marinho e peixe-boi”, pontua a professora Fernanda.

O grupo premiado do Ensino Fundamental foi o HippoCAP. É formado pelos estudantes Alice de Medeiros Costa, Aline Nunes Madureira Ferreira, Arthur Cabral de Carli, Beatriz Aguiar Maia, Heloisa Maria Henrique de Almeida, Isabela de Albuquerque Crasto e Kaio Ruan da Silva Barros.

Em 2022, além de Fernanda e de Danilo, a equipe de professores participantes também é formada por Alfredo Matos Moura Junior, Edson Wagner Falcão de Souza, Mario Honorato da Silva, Marlon Freire de Melo e Anne-Marthe Ruitton-Allinieu.

EDIÇÃO ANTERIOR – Na primeira edição do FrancEcolab, em 2021, cinco grupos de estudantes dos ensinos fundamental e médio do CAp participaram do projeto. Uma equipe do 8º ano A foi premiada na categoria Ensino Fundamental e, com isso, a escola recebeu microscópio, lâminas, globo terrestre iluminado e kit de ciências. A cerimônia de entrega foi realizada em março de 2022. Os estudantes criaram um site que abriga as produções feitas em 2021 e em 2022. 

Data da última modificação: 07/10/2022, 16:40