Estudantes do Colégio de Aplicação conquistam 1º lugar no Concurso Kamishibaï Plurilíngue Brasil

O grupo escreveu a história “A Vida em Solitude”, com palavras em português, francês, inglês e espanhol

Estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp/UFPE) conquistaram o primeiro lugar no Concurso Kamishibaï Plurilíngue Brasil, promovido pela Embaixada da França no Brasil, em parceria com a associação francesa Dulala para estudantes do Ensino Fundamental e das Alianças Francesas. Inspirado no tema desta primeira edição, “Esse lugar que tanto amo”, o grupo escreveu a história “A Vida em Solitude”, com palavras em português, francês, inglês e espanhol. Também produziu uma série de ilustrações para apresentá-la em um formato inspirado na tradicional forma de teatro japonesa chamada Kamishibai (a palavra significa “teatro de papel”).

Seguindo as orientações do concurso, enquanto uma pessoa lê a história, vão sendo trocadas as imagens que são vistas pelo público. A apresentação foi registrada em vídeo e as ilustrações feitas pelos estudantes do CAp/UFPE receberam audiodescrição, que pode ser acessada por QR Code.

Foto: Divulgação

O grupo que concorreu na categoria 11-15 anos é formado por estudantes do 9º ano

“Não foi uma tradução do mesmo texto em diferentes línguas. A alternância entre elas refletiu a realidade de práticas plurilíngues. Cada palavra ou frase numa língua diferente do português foi traduzida na prancha, colocada na parte inferior da página”, explica a professora Fernanda Puça França, que coordena o projeto.

A docente completa: “O objetivo era desenvolver estratégias de aprendizagem, a capacidade de escuta e de observação; a valorização das línguas, tratando-as em pé de igualdade; a comparação e reflexão sobre as línguas e a cooperação no trabalho de redação e ilustração de histórias plurilíngues. Trabalhamos a prática da língua francesa e o plurilinguismo, além de colocar os estudantes no centro de todo trabalho criativo”.

A Vida em Solitude é o fruto do trabalho dos estudantes

O grupo do CAp/UFPE, que concorreu na categoria 11-15 anos, é formado por estudantes do 9º ano: Ana Luisa Ramos Vasconcelos Rocha Carneiro, Benvinda Maria de Araújo Dionízio Leite, Bruna Victória Rocha dos Santos, Emanuella Albuquerque Gomes, Guilherme Tito Farias de Melo, Heitor Luis Ferreira Evangelista, Maria Clara Nascimento Cavendish, Maria Júlia de Almeida Braga Camargo, Milena de Lira Correa e Renata Brito Mariz de Moraes.

“A gente queria uma temática importante, por isso trouxe a solidão e a solitude, que é algo que precisa ser abordado principalmente para nosso público-alvo, os adolescentes”, continuou Ana Luisa Ramos Vasconcelos Rocha Carneiro.

“Nós iniciamos o projeto dividindo quem ficaria com cada parte: a composição da história, os desenhos e o butai [teatro em miniatura do Kamishibaï]. Só que no final foi muito interessante porque, quando as pessoas terminavam sua parte, elas buscavam ajudar o outro”, recordou Benvinda Maria de Araújo Dionízio Leite.

Junto com a professora Fernanda Puça França (Língua Francesa), trabalharam docentes de diferentes componentes curriculares: Adriana Rosa (Língua Portuguesa), Adélia Andrade (Língua Espanhola); José Batista (Educação Especial/ Inclusão), Lucas Neves (Língua Inglesa) e Niedja Ferreira dos Santos Torres (Artes Visuais).

Professora Fernanda Puça França

fernandapuca@capufpe.com