Estudantes de Nutrição do CAV criam produtos à base do maracujá

De forma inovadora, os alunos produziram produtos como farinha de casca, fermentados e licor

Professores e alunos estudaram propriedades da fruta

Utilizando como matéria-prima o maracujá, estudantes do curso de Nutrição, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, localizado em Vitória de Santo Antão, realizaram a produção de diversos produtos, como polpa e licor. A disciplina é coordenada pelo professor Leandro Finkler e, a cada período, os alunos buscam desenvolver produtos com base em algum insumo.

O processo de escolha da matéria-prima se iniciou com um brainstorming virtual. Em seguida, foram divididos os grupos de estudo e estabelecidos, então, a partir de pesquisa bibliográfica. Os grupos elaboraram seus protocolos de produção e foram ao laboratório desenvolver os produtos e verificar se o protocolo seguido é válido ou precisa de alterações. Neste semestre, que marcou a volta presencial das atividades no laboratório para os alunos, a pesquisa bibliográfica e em redes sociais diversas, no entanto, não acusou a existência de um protocolo para a produção, tendo este, então, sido desenvolvido pela primeira vez pelos alunos.

Maracujá e seus produtos derivados

Durante a cadeira, os alunos também exploraram a presença de pectina no albedo, parte branca do maracujá, que tem importância tecnológica e permite conferir propriedades funcionais de cristalizados, farinhas e pellet. “Fascinante estar junto a essa turma que veio de um longo período remoto. Perceber que estão ávidos por praticar os conceitos abrilhanta a missão do ser docente”, observa o professor Leandro Finkler que coordena a atividade em colaboração com o professor Andrei Guedes.

Data da última modificação: 23/05/2022, 15:04