Estudantes de Nutrição do CAV criam produtos à base de beterraba

Exposição dos produtos desenvolvidos a partir do processamento da beterraba aconteceu na última quarta-feira (12)

A beterraba foi a bola da vez deste semestre na disciplina de Tecnologia de Alimentos realizada no curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, localizado em Vitória de Santo Antão. A disciplina é coordenada pelo professor Leandro Finkler em colaboração com a professora Zelyta Pinheiro de Faro e, a cada período, os alunos buscam desenvolver produtos com base em um insumo.

Produtos com beterraba vão de sacolé e geleia até cerveja e carpaccio

A exposição dos produtos desenvolvidos a partir do processamento da beterraba aconteceu na última quarta-feira (12), após a apresentação do trabalho final da turma, e incluiu xarope de beterraba, água gaseificada, geleia, beterraba minimamente processada, picles, sacolé gourmet, refogado de folhas e talos, chips, corante natural, espetinho e extrato fermentado, tudo elaborado no Laboratório de Tecnologia de Alimentos do CAV.

Nesse semestre, houve a continuação da colaboração da cervejaria PatL ou para a produção da cerveja de beterraba – no ano passado, já havia sido produzida uma versão com jerimum. Além disso, houve a elaboração de produtos “tipo”, como é o caso do carpaccio, da farofa e do caviar. “O produto tipo caviar trouxe à disciplina um conceito que vem ganhando espaço, que é o da gastronomia molecular”, afirmou Finkler.

Turma elaborou produtos do decorrer da disciplina e realizou exposição

O professor comemora o sucesso da metodologia desenvolvida e implementada tanto em sala de aula quanto no laboratório. Para ele, o grupo de alunos que desenvolveu os produtos vem fortalecendo ainda mais a ideia de que a aprendizagem deve ser empreendedora. “Encontrar potencial produtivo para o que é produzido no interior está sendo a grande recompensa”, comemora.

Data da última modificação: 14/12/2018, 15:30