Estudante de Engenharia da UFPE é premiado em evento internacional na área de métodos computacionais

Aluno contou com a orientação do professor Paulo Marcelo Vieira Ribeiro, do Grupo de Matemática Aplicada e Métodos Numéricos em Engenharia

O estudante do curso de Engenharia Civil da UFPE João Victor Soares de Araújo conquistou, no último dia 19, o 1º lugar no Agustín Ferrante Award, do XLI Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (CILAMCE 2020). O evento é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC).

João Araújo apresentou o trabalho “Finite Element Code for Modal Analysis of Navigation Locks Considering Fluid-Structure Interaction”, que contou com a orientação do professor Paulo Marcelo Vieira Ribeiro, do Grupo de Matemática Aplicada e Métodos Numéricos em Engenharia (MAMNE). A pesquisa envolveu o desenvolvimento de uma solução computacional dedicada à análise do comportamento em vibração livre de eclusas. Todo o trabalho foi conduzido através de uma abordagem via método dos elementos finitos, e por se tratar de um problema de caráter multifísico, a interação entre os meios fluido e estrutura é peça-chave para o comportamento do sistema.

Durante o seu projeto de iniciação científica, o aluno desenvolveu códigos próprios para a solução dos domínios fluido e estrutura por meio de elementos finitos bidimensionais. A partir daí, foram realizados estudos sobre o problema de dinâmica estrutural a fim de formular o problema de autovalores acoplados, que caracteriza a interação dinâmica multidomínio em eclusas. João Araújo fez a opção por um código integrado no qual todos os processos são realizados sem auxílio de softwares externos, desde a escolha do tipo de análise até a obtenção dos resultados. Ainda foi além ao apresentar conclusões sobre variações de configurações geométricas e explorar os efeitos do ciclo de esvaziamento e enchimento das eclusas através de um estudo paramétrico das diversas variáveis envolvidas no problema.

Segundo os autores, o trabalho se mostra relevante, pois surge como pioneiro no cenário nacional ao contribuir com o desenvolvimento de análises mais realísticas acerca do comportamento desse tipo de estrutura sob solicitações dinâmicas, tornando-as assim mais seguras e menos suscetíveis a problemas durante serviço. Para conferir melhor o trabalho, a apresentação é disponibilizada em vídeo que pode ser acessado aqui. O paper pode ser acessado no site.

Data da última modificação: 02/12/2020, 16:35