Estudante da UFPE desenvolve jogo didático sobre astronomia e ganha desafio

Danilo Lira é aluno do curso de Sistemas de Informação e atua no Programa de Extensão Apple Developer Academy, do Centro de Informática (CIn) da UFPE

O estudante Danilo Lira, aluno do curso de Sistemas de Informação e ligado ao Programa de Extensão Apple Developer Academy do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi um dos campeões do desafio Swift Student Challenge, idealizado pela Apple. O projeto submetido para a competição, o Judy Adventures, consiste em um jogo de trivia sobre o espaço que pretende divulgar conhecimento sobre astronomia e a importância do papel desempenhado por astronautas.

Daniel criou a plataforma durante as duas semanas estipuladas pelo desafio para que estudantes criassem projetos de aplicativos utilizando a Swift, linguagem de programação desenvolvida pela Apple, que pudessem ser utilizados em três minutos, podendo, deste modo, exibir suas capacidades de programação, criatividade e inovação.

No game, os jogadores conseguem colocar seu conhecimento à prova de maneira lúdica e aprender mais sobre assuntos da astronomia como a distância entre planetas, o importante papel de astronautas mulheres na área e fenômenos naturais. A plataforma estimula o jogador a percorrer caminhos bloqueados por ETs, que apenas liberam a passagem quando o participante responde corretamente às suas perguntas. Ao chegar no último planeta, o jogador se depara com o foguete do personagem Judy, que indica o final da aventura e seu retorno para a terra com todas as informações adquiridas na jornada.

Pela primeira vez participando da competição, o aluno do CIn se surpreendeu ao conquistar uma posição entre os 350 estudantes vencedores do mundo todo. “Esse foi o primeiro jogo que desenvolvi, então foi um grande desafio pensar nas mecânicas e movimentação do personagem, além disso toda a parte de ilustração dos personagens e cenário foi bastante nova para mim, o que tornou a experiência ainda mais divertida. Em relação a programação, utilizei o SpriteKit, que é uma biblioteca voltada para o desenvolvimento de jogos 2D, e foi interessante criar um jogo com essa tecnologia que ajudou bastante em diversos aspectos”, comentou.

Daniel e os outros dez estudantes do centro que também foram campeões do Swift Student Challenge, que faz parte do programa de extensão, pesquisa e inovação Apple Developer Academy da UFPE. No Brasil, ao todo, 35 estudantes do Ensino Superior conquistaram o título de vencedores da competição da Apple. “Ver um projeto que dediquei tanto tempo e esforço se tornar ganhador é muito gratificante e estou extremamente feliz com o resultado. Claro que eu não chegaria nesse resultado sem a ajuda dos mentores e colegas da Academy que estavam sempre me apoiando e auxiliando nas tomadas de decisão. Ser reconhecido pelo desafio me proporcionou um sentimento de gratidão, além de que todo o processo foi muito gratificante e desafiador”, finaliza o estudante.

Data da última modificação: 17/06/2021, 17:22