Notícias Notícias

Voltar

Especialista do HC alerta para prevenção e controle do superfungo Candida auris

Pernambuco registrou mais dois novos casos no dia 5 deste mês, totalizando nove ocorrências em 2023

Identificado pela primeira vez no Japão em 2009, Candida auris (C. auris) é um fungo que tem causado preocupação global por sua disseminação pelos continentes, capacidade de resistência aos medicamentos antifúngicos existentes e dificuldade de identificação. Sobre o assunto, a médica infectologista do Hospital das Clínicas da UFPE Suennya Brito alerta para a prevenção e controle do superfungo, uma vez que Pernambuco registrou mais dois novos casos no dia 5 deste mês, o que elevou para nove o número de ocorrências no Estado para o ano de 2023.

“Por ser um fungo com todas essas características, é de altíssima vigilância. Na suspeita, a gente já deflagra todas as medidas cabíveis para controle, prevenção e diagnóstico. O grande problema é que os métodos convencionais de diagnóstico não conseguem identificar ou fazer diagnósticos diferenciais do fungo, então, a gente precisa de métodos mais específicos e às vezes até mais caros, que são outros agravantes. Mas não é nada para que fiquemos desesperados”, explica a médica infectologista.

De acordo com a especialista, a colonização ou a infecção de C. auris atinge um grupo muito específico, que são os indivíduos hospitalizados, chegando a causar outras doenças mais graves. No entanto, é fundamental que os indivíduos saudáveis estejam atentos às notícias, a fim de obter um melhor entendimento sobre o fungo. “A identificação do fungo está relacionada a pacientes com fatores de risco: internamento prolongado, dispositivos invasivos ou condições imunossupressoras. Já os pacientes saudáveis ou pessoas da comunidade, o risco de colonização e adoecimento por C. Auris é muito pequeno”, acrescenta.

O fungo geralmente não apresenta sintomas em paciente que está colonizado - quando o fungo está presente no corpo, mas não adoece o indivíduo. Mas, lesões na pele, feridas ou o uso de cateteres no ambiente hospitalar podem proporcionar a entrada do fungo no corpo, permitindo que ele alcance a corrente sanguínea e cause uma infecção.

A prevenção de C. auris é realizada através das medidas de higienização, que incluem lavar as mãos com água e sabão, o uso de aventais e luvas e limpeza do quarto onde estão os pacientes com os saneantes adequados, e da colaboração mútua dos profissionais, familiares e pessoas próximas dos infectados para garantir a eficácia das precauções adotadas. “Não precisamos ter uma postura de esperar, mas de antecipar em todos os cuidados, nas medidas de prevenção e controle por surto”, completa.

Data da última modificação: 07/06/2023, 15:00