Especial da Rádio Paulo Freire sobre coronavírus irá integrar rede nacional de combate a fake news e desinformação

O projeto é uma ação de extensão do Departamento de Comunicação (Dcom)

O Rádio Paulo Freire Especial Coronavírus (RPFC) é um dos mais de 30 projetos que compõem a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), que será lançada às 19h da próxima quinta-feira (24), no canal oficial da Rede no YouTube. O projeto é uma ação de extensão do Departamento de Comunicação (Dcom), contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, e consiste na produção de 14 produtos, entre lives, podcasts, spots em áudio, vídeos, programas e interprogramas de rádio. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Obmídia e Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) atuam como parceiros do projeto.

Os produtos do RPFC são voltados para divulgação de conteúdos informativos/educativos sobre o novo coronavírus e a Covid-19, bem como para o desmascaramento das estratégias de desinformação em torno da pandemia.

A Rede é uma articulação que reúne pesquisadores, jornalistas, projetos, agências, coletivos, movimentos sociais, revistas, instituições, trabalhando em várias frentes para combater a desinformação em diversos ambientes. Além disso, ela congrega uma diversidade de abordagens contra a desinformação, englobando projetos de monitoramento de fake news, de jornalismo de fact-checking, projetos que trabalham com comunicação proativa, levando informação precisa e necessária para a sociedade, e projetos de contranarrativas, além de muitos que trabalham com informação científica e popularização da ciência.

No evento de lançamento, além da apresentação da plataforma da RNCD e dos parceiros da iniciativa, haverá uma palestra do jornalista Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicação e Artes da USP. Eugênio atua como colunista do jornal O Estado de São Paulo e foi presidente da Radiobrás entre 2003 e 2007. Publicou vários livros, alguns focado na ética jornalística. Seu último livro, lançado em 2009, foi “Existe democracia sem verdade factual?”.

A RNCD não é um projeto fechado. A iniciativa ficará aberta para agregar outras iniciativas que estejam alinhadas com a proposta de combate à desinformação no Brasil e em outros países.

Atualização Além do projeto Coronavírus em Xeque, outras iniciativas ligadas à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) integram a Rede Nacional de Combate à Desinformação. São elas os programas Fora da Curva e Saúde é o Tema, o Observatório de Mídia – Gênero, Democracia e Direitos Humanos (Obmídia) e a campanha Mãos Solidárias, da qual a Universidade é parceira.

Data da última modificação: 30/10/2020, 15:48