Espaço educativo da Escolinha de Arte do Recife na Fenearte homenageia Noemia de Araújo Varela

Ambiente será coordenado pela professora Maisa Silva, diretora da Escolinha de Arte, e pelo professor Everson Melquiades, do Centro de Educação da UFPE

O espaço educativo da Escolinha de Arte do Recife dentro da 18ª Edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que será de 6 a 16 de julho, renderá homenagens à arte-educadora Noemia de Araújo Varela, que este ano estaria completando cem anos de vida. A partir do tema “Pernambuco e suas Riquezas Culturais”, o espaço, que será instalado no mezanino do pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, propõe às novas gerações conhecer e valorizar os artistas pernambucanos e seus fazeres artísticos.

Coordenado pela professora Maisa Silva, diretora da Escolinha de Arte do Recife, e pelo professor Everson Melquiades, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com consultoria das arte-educadoras Selma Santos e Auvaneide Carvalho, ambas da Escolinha de Arte do Recife, o espaço foi organizado didaticamente em três oficinas, denominadas: “Contos Populares de Pernambuco”, “Brincadeiras Populares de Pernambuco” e “Arte do Povo de Pernambuco”.

A ideia das oficinas é que as crianças possam vivenciar processos de compreensão do conhecimento artístico a partir da leitura, contextualização e produção artística, conforme é proposto pelas tendências atuais da arte-educação. As crianças terão a oportunidade de participar das três oficinas. A prática educativa do espaço será desenvolvida pelos arte-educadores da Escolinha de Arte do Recife e por estudantes dos cursos de licenciatura de Pedagogia, Artes Visuais, Dança, Teatro e Desenho e Plástica da UFPE.

HOMENAGEADA – Noemia de Araújo Varela nasceu em Macau, no Rio Grande do Norte. Logo criança, veio morar em Pernambuco, onde estudou do curso primário ao superior. Foi aluna da primeira turma do curso de Pedagogia da UFPE e é considerada a primeira arte-educadora brasileira a introduzir a arte na educação de crianças com deficiência. Fundou, em 1953, junto com outros artistas, educadores e intelectuais, a Escolinha de Arte do Recife, que instaurou o ensino da arte modernista no Recife, valorizando o trabalho artístico da criança.

Escolinha de Arte do Recife
escolinhadearte.recife@gmail.com