Notícias Notícias

Voltar

Espaço Ciência terá programação especial neste domingo, Dia do Biólogo

Na área de genética, os visitantes podem se divertir com a extração do próprio DNA

O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência da Secretaria de Ciência, vai comemorar o Dia do Biólogo com uma programação especial neste domingo (3). “Serão dez oficinas, distribuídas entre as diferentes especialidades da profissão: geneticista, ambientalista, ecologista, zoólogo, oceanógrafo, microbiologista, paleontobiólogo, biólogo marinho, anatomista e ornitólogo”, explica Fabiana do Carmo, da Coordenação de Meio Ambiente e Manguezal do Espaço Ciência.

O passeio de barco pelo manguezal e espelho d’água completa a programação. Na área de genética, os visitantes podem se divertir com a extração do próprio DNA. Podem experimentar serem ambientalistas por um dia com a realização do diagnóstico ambiental: observação do ecossistema, coleta de dados, coleta e análise de água e de solo, entre outras atividades.

Como biólogos ecologistas, os visitantes poderão participar de uma divertida brincadeira, na qual deverão caçar “vestígios” de diferentes espécies, tentando resgatar, sobretudo, as que estão em extinção. Em outra oficina, experimentarão o trabalho de zoólogos ao confeccionar caixas entomológicas, com catalogação de insetos.

Os aprendizes de oceanógrafos poderão conhecer um pouco mais sobre os tubarões e, em microbiologia, poderão coletar e observar colônias de bactérias. Outra opção é brincar de paleontobiólogo, buscando imitações de fósseis e entendendo como lidar com eles. Na área de Biologia Marinha, a atividade é o Pesque e Aprenda, na qual poderão pescar um peixe de verdade, observar sua morfologia e depois soltá-lo novamente em seu habitat.

Outra oficina aborda o trabalho de um anatomista: os participantes utilizarão um dorso para conhecer e montar o corpo humano por dentro. Já na atividade do ornitólogo, a oficina utilizará materiais que simulam diferentes tipos de bicos e poderão entender como as espécies de aves se adaptam ao seu ambiente.

Completa a programação o passeio pelo espelho d’água ou manguezal, em um barco movido exclusivamente à energia solar. O passeio pelo manguezal está condicionado à situação da maré. Nos domingos, o Espaço Ciência funciona de 13h30 às 17h. Grupos de mais de dez pessoas devem agendar a visita pelo telefone: (81) 3241.3226.

Data da última modificação: 30/08/2017, 15:22