Escritor moçambicano Mia Couto ministra palestra em Vitória de Santo Antão

Evento é promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Vitória, com apoio da UFPE, da Unicap, da Facol, do Laberer/UFPE e do Nuperr – Frantz Fanon/UFPE

O escritor moçambicano Mia Couto fará palestra, no dia 17 de abril, às 19h, no Teatro Silogeu, em Vitória de Santo Antão. O tema será “Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou? – O Continente Africano numa Perspectiva Literária”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ihgvitoriasa@gmail.com ou pelos telefones (81) 98740.7491/99808.1635, até se esgotarem as 250 vagas disponibilizadas. O evento é promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão, com apoio da UFPE, da Unicap, da Facol, do Laberer/UFPE e do Nuperr – Frantz Fanon/UFPE.

Mia Couto é atualmente o autor moçambicano mais traduzido e divulgado no exterior e um dos autores estrangeiros mais vendidos em Portugal. As obras dele são traduzidas e publicadas em 24 países. Vários dos seus trabalhos já foram adaptados para teatro e cinema. O escritor tem recebido prêmios nacionais e internacionais por vários dos seus livros e pelo conjunto da sua obra literária.

Seu romance “Terra Sonâmbula” foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Em 1999, o autor recebeu o prêmio Vergílio Ferreira pelo conjunto de sua obra. Em 2007, recebeu o prêmio União Latina de Literaturas Românicas.

Antônio Emílio Leite Couto, conhecido por Mia Couto, nasceu no dia 5 de julho de 1955, na cidade da Beira, em Moçambique. Em sua vida profissional, enveredou também pelo jornalismo, nas décadas de 1970 e 1980. Tem formação em Biologia e é professor da disciplina de Ecologia na Universidade de Eduardo Mondlane. É membro da Academia Brasileira de Letras, como sócio correspondente, eleito em 1998.

(81) 98740.7491/99808.1635

ihgvitoriasa@gmail.com