Equipe Navícula Boat Design (UFPE) conquista excelentes resultados no Desafio Universitário de NautiDesign Duna²

Evento, realizado de 24 a 27 de novembro na cidade de Joinville (SC), foi organizado pela UFSC

A equipe Navícula Boat Design, projeto de extensão do curso de Engenharia Naval da Universidade Federal de Pernambuco, conquistou o 1º lugar na Prova de Força, 1º lugar na Prova de Projetos, 2º lugar na Prova de Manobrabilidade, 2º lugar na Prova de Corrida e 3º lugar na Colocação Geral do Desafio Universitário de NautiDesign Duna2. Este evento, realizado de 24 a 27 de novembro na cidade de Joinville (SC), foi organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Equipe do Navícula Boat Design 2021 no Desafio Universitário

Neste desafio, os universitários desenvolvem, projetam e constroem embarcações do tipo rebocador, radiocontrolados e em escala reduzida. Estas são testadas por meio de uma série de provas com o intuito de avaliar a qualidade do projeto, construção e desempenho. Nesta edição do Duna, houve a participação de dez equipes provenientes de diversas universidades do Brasil.

Rebocador Lampião construído pela equipe Navícula Boat Design 2021

A equipe Navícula que participou do Duna2 foi formada pelos alunos Bárbara Freitas de Vasconcelos (Engenharia Naval), Lorena Bruneri Abdallah (Engenharia Naval), João Vitor Cruz de Alcântara Barros (Engenharia de Controle e Automação), Claudionor José de Souza Júnior (Engenharia Naval) e Adriano Salsa Marreira de Melo Filho (Engenharia Mecânica). Durante o Duna, a aluna Bárbara foi a capitã; Lorena, a tenente; e João, o piloto do rebocador. O professor César Augusto Salhua Moreno, do curso de Engenharia Naval, do Departamento de Engenharia Mecânica, orientou a equipe durante o projeto e construção do rebocador da Navícula e durante a participação da equipe no Duna.

O rebocador desenvolvido pela equipe Navícula utilizou o casco do rebocador campeão do Duna 2014 “Lampião” como base, mas com uma reestruturação do sistema propulsivo, o qual foi composto de duas hélices, acionadas por um motor elétrico através de uma caixa de redução composta por engrenagens metálicas projetadas e construídas pelos alunos Lorena e Adriano e contou com o apoio do professor Tiago Rolim, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE.

Adicionalmente, o rebocador contou com um sistema eletrônico de controle formado por placas de circuito impresso impermeabilizadas (manufaturadas pela área de eletrônica da equipe). Os hélices e lemes foram projetados e manufaturados utilizando a impressora 3D da equipe. Os trabalhos de manufatura e instalação dos sistemas mecânicos e eletrônicos do rebocador, assim como os testes de verificação foram realizados pela equipe e supervisionados pelo aluno João.

A equipe também foi auxiliada pelas empresas pernambucanas de reparação de navios e instalações de maquinas Aster Marine Support e o estaleiro de lanchas Atymar

PROJETO DE EXTENSÃO – O projeto de extensão Navícula Boat Design é responsável pelo projeto e construção de embarcações de alto desempenho e rebocadores em escala reduzida. Representa a UFPE em competições nacionais e internacionais de Engenharia Naval e Oceânica.

Um dos objetivos da Navícula é fornecer aos alunos participantes a experiência de um ambiente de trabalho similar ao real. Neste ambiente, precisarão trabalhar em equipe para atingir metas mediante a interação com alunos de diferentes áreas, resolução de problemas de engenharia no projeto, construção e testes. Também devem planejar as atividades e insumos a serem adquiridos, considerando orçamentos e datas de entrega definidos e procura de empresas afins aos objetivos da Navícula para parcerias.

Fotos do evento estão disponíveis nas redes sociais: Instagram @naviculaboatdesign e Facebook Navícula Boat Design.

naviculamidia@gmail.com
cesar.salhua@ufpe.br