Equipe Maracatronics (UFPE) recebe Prêmio de Melhor Artigo no IEEE Latin American Robotics Symposium

Artigo apresentou revisão sobre o sistema de drible e chute em robôs que jogam futebol, estudo e um novo projeto capaz de ser executado por equipes iniciantes

Artigo do Maracatronics, laboratório de pesquisa e equipe de competição em robótica da UFPE, foi premiado no principal simpósio de robótica da América Latina, o IEEE Latin American Robotics Symposium (LARS). O trabalho “Dribbler and Kicker Systems to Small Size Soccer League Robots: A Study and Project to Latin American Robotics Competition”, que recebeu o prêmio “Best Paper”, é de autoria de Joaquim Araújo (Departamento de Energia Nuclear - DEN-UFPE), Marcos Lima (Departamento de Engenharia Mecânica - Demec-UFPE), Caio Montarroyos (Demec-UFPE), Luiz Arruda (Demec-UFPE), Pedro Jorge Silva (Centro de Informática - CIn-UFPE), Adam Pinto (Voxar Labs/CIn-UFPE), Júlia Dias (Departamento de Eletrônica e Sistemas - DES-UFPE) e João Paulo Cajueiro (Demec-UFPE).

O artigo apresentou uma revisão sobre o sistema de drible e chute em robôs que jogam futebol, um estudo e um novo projeto capaz de ser executado por equipes iniciantes na categoria. Segundo Pedro Silva, autor do trabalho e cogestor da categoria Autônomos Coletivos responsável pelo Futebol de Robôs, “o trabalho apresenta grande relevância para a comunidade a nível de América Latina, pois as equipes possuem uma grande dificuldade para achar boas referências no desenvolvimento dos seus projetos. Um trabalho como esse ratifica a relevância da UFPE no cenário de robótica em nosso continente.”

Para Joaquim Araújo, “os principais desafios consistem em pesquisar o cenário atual, dado que as descrições de projeto mecânico dos times são rasas. Além disso, ser inovador e permitir que o jogador olhe para um lado e chute para o outro, aproxima os robôs dos seres humanos.” Assim, o projeto ficará disponível para todas as equipes que queiram estudá-lo e colaborar com seu aprimoramento. O trabalho foi desenvolvido com suporte do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec), Centro de Informática (CIn) da UFPE e Voxar Labs.

Pedro Jorge Silva

pjls2@cin.ufpe.br