Notícias Notícias

Voltar

Equipe do HC orienta sobre cuidados com os olhos

Comemorado no dia 10 de julho, o Dia Mundial da Saúde Ocular busca alertar a população sobre a importância do cuidado com os olhos

Correspondendo a 85% dos estímulos externos e, em uma dimensão mais atual, 80% das informações recebidas pelos indivíduos por máquinas e sistemas, o sentido da visão requer desde muito cedo um senso de cuidado recorrente juntamente à área da oftalmologia. No entanto, muitos não se preocupam com a saúde ocular, apenas procurando um profissional quando existem queixas relacionadas à visão. Para chamar atenção sobre a importância dos cuidados com os olhos, foi criado o Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado no dia 10 de julho.

Foto: Moisés de Holanda

Médica do HC destaca que cuidados devem começar no nascimento

De acordo com a chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Maria Isabel Lynch, a cautela com os olhos tem de ser colocada em prática logo após o nascimento. Ela enfatiza a necessidade imediata do “teste do olhinho”, exame rápido e que ajuda no diagnóstico e prevenção de doenças como retinopatia da prematuridade, catarata congênita, infecções ou traumas oftalmológicos nos recém-nascidos.

Após isso, os cuidados seguem durante a infância, aos quatro ou cinco anos, sucedido por acompanhamento contínuo caso necessário, com a frequência de consultas sendo definida a partir das especificidades de cada caso. A importância dessa atenção à visão no começo da vida é essencial diante de dados alarmantes do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que revela que 33 mil crianças brasileiras são cegas por doenças oculares plenamente evitáveis.  

“Fora essas consultas iniciais, para indivíduos que não apresentam problemas oftalmológicos, ainda assim é imprescindível a consulta com oftalmologista durante a adolescência, início da fase adulta e, principalmente, a partir dos 40 anos, faixa etária relacionada a problemas como a presbiopia, que é a dificuldade gradual de se enxergar de perto”, comentou Maria Isabel. Os problemas oftalmológicos relacionados ao envelhecimento não param na faixa dos 40, podendo seguir por condições mais sérias na terceira idade, como glaucoma e catarata, o que exigem da população idosa um cuidado redobrado com a visão.

A especialista também indicou cuidados básicos e naturais que ajudam corriqueiramente na manutenção da saúde ocular, que envolvem o manuseio dos olhos sempre com mãos limpas – evitando principalmente o ato de coçar a região – o uso de óculos de sol e demais proteções diante de forte incidência solar – e também o cuidado com o uso de colírios e evitar a automedicação.

 

 

Data da última modificação: 05/07/2017, 16:08