Equipe da Unidade de Estudos em Nutrição e Plasticidade Fenotípica publica artigo em revista de alto impacto

Publicação aborda importância das alterações que ocorrem no tecido muscular após o uso de antidepressivos

Um artigo publicado esta semana na revista internacional de alto impacto Pharmacological Research aborda, por meio de uma revisão sistemática da literatura, a importância das alterações que ocorrem no tecido muscular após a administração de drogas da classe Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS). Essas substâncias são os famosos antidepressivos. O trabalho foi realizado pelo aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (Posnutri) Diego Visco, sob orientação dos professores Ana Elisa Toscano (Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia) e Raul Manhães de Castro (Posnutri). A equipe pertence à Unidade de Estudos em Nutrição e Plasticidade Fenotípica (UENPF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O artigo “Selective serotonin reuptake inhibitors affect structure, function and metabolism of skeletal muscle: a systematic review” revela as alterações sistêmicas que ocorrem no organismo após administração aguda ou crônica com ISRS, em particular no tecido muscular.

Através de alterações funcionais, estruturais e metabólicas, o tecido muscular passa a ser observado como potencial alvo para desenvolvimento de estratégias terapêuticas em condições clínicas como lesão medular e doenças neuromusculares ou mesmo em desordens metabólicas como obesidade e diabetes. Além disso, essa publicação possibilitará a comunidade científica desenvolver estratégias mais eficazes e seguras com o uso desses tipos de medicamentos.

Data da última modificação: 14/09/2018, 12:44