Equipe da UFPE visita Lagoa do Carro para discutir parceria de gestão de resíduos sólidos

Turismo local, pesca e apoio ao associativismo, sobretudo de mulheres foram outros temas debatidos

Representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizaram uma visita técnica na quarta-feira (10) ao município de Lagoa do Carro, com o objetivo de tratar de parcerias entre a UFPE e a prefeitura nas áreas de gestão de resíduos sólidos, turismo local, pesca e apoio ao associativismo, sobretudo de mulheres. “Fomos verificar as necessidades do município para que a UFPE pudesse colaborar”, explicou o Diretor de Gestão Ambiental da Universidade, Manoel de Castro, que participou do encontro juntamente com o professor Rômulo Menezes, do Departamento de Energia Nuclear, e o assessor do reitor, Breno Caldas de Araújo.

Compostagem e coleta seletiva são algumas das demandas

A prefeita do município, Judite Botafogo, explicou que o lixão foi fechado e sua equipe pretende reduzir a quantidade de resíduos que enviam para aterros. Ela pediu o apoio da expertise da UFPE para começar a realizar compostagem de resíduos orgânicos e ajudar na coleta seletiva com cooperativas de catadores. O apoio às mulheres artesãs e à colônia de pescadores na Barragem de Lagoa do Carro também foi abordado, assim como a possibilidade de exploração turística da barragem. A ideia é realizar um convênio para que a UFPE possa oferecer suporte nessas áreas e essa foi a segunda reunião para discutir as possibilidades de cooperação.

O grupo visitou a Escola Miriam Pimentel Guerra, que pode vir a servir de modelo na experiência de gestão de resíduos, além da barragem e do antigo lixão. O objetivo da prefeitura é recuperar a área degradada e usá-la para plantio. Participaram do encontro, além da prefeita, a gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Gemas), Isabel Gonçalves; a secretária de Cultura, Turismo e Desporto, Risolange Rodrigues; a coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Micilene Medeiros; e a assessora de projetos da Gemas, Tatiane Nascimento.

Data da última modificação: 12/03/2021, 17:15