Notícias Notícias

Voltar

Equipe da UFPE vence Desafio de Comunicações Digitais para Aplicações Militares

Desafio das equipes competidoras foi desenvolver um decodificador de um padrão militar

A equipe Carcará, formada pelos professores Gilson Jerônimo da Silva Junior e Daniel Pedro Bezerra Chaves, ambos do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) da UFPE, e pelos estudantes do curso de Engenharia Eletrônica da UFPE Breno Cordeiro Bispo e Emerson Lima do Nascimento, foi a vencedora do Desafio SBrT'2017 de Comunicações Digitais para Aplicações Militares.

O desafio foi promovido pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) e pelo Projeto RDS-Defesa do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), e a divulgação da equipe vencedora ocorreu durante o XXXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, realizado na cidade de São Pedro (SP), de 3 a 6 de setembro.

O desafio das equipes competidoras foi desenvolver um decodificador de um padrão militar, o MIL-STD-188-110C, que melhorasse o desempenho da curva BER (bit error rate) pela SNR (relação sinal ruído) e/ou apresentasse uma simples implementação em hardware. Para isso, a equipe de P&D do CTEx forneceu todos os componentes básicos para que as equipes testassem suas propostas.

A proposta da equipe do DES da UFPE foi intitulada “Decodificação de Viterbi via Quantização Suave para Constelação 8-PSK”. A implementação conseguiu um ganho de codificação (aproximadamente 1 dB) na faixa de SNR desejada (13 dB) com um sistema relativamente simples de ser implementado em hardware e com baixa complexidade computacional em relação à implementação padrão do CTEx.

A equipe vencedora recebeu um certificado e uma premiação simbólica de R$ 1.200,00 em dinheiro. Os pesquisadores do DES pretendem continuar colaborando com o CTEx para desenvolver receptores mais eficientes, desenvolvendo tecnologia e produzindo artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações nesta área de interesse.

Mais informações
Departamento de Eletrônica e Sistemas – (81) 2126.7791
Professor Daniel Bezerra Chaves – dpb.chaves@gmail.com
Professor Gilson Silva Junior – gilsonjr@gmail.com

Data da última modificação: 14/09/2017, 15:56