Equipe da UFPE foi selecionada para grande final do Innovatefpga

A equipe formada por alunos de curso de graduação em Engenharia Eletrônica da UFPE, orientados pelos professores Daniel de F. Gomes, do Departamento de Eletrônica e Sistemas) e Edna Natividade da Silva Barros (Centro de Informática), foi selecionada para a grande final do Innovatefpga, que ocorrerá em Tianjin, na China, de 10 a 12 de dezembro, durante a IEEE International Conference on Field-Programmable Technology (FPT) 2019. Esta é a primeira vez que equipes do Brasil (uma da UFPE e uma da UFSC) são selecionadas para a grande final, que já rendeu o prêmio Silver Award, de 1.200 dólares para o time da UFPE. O prêmio para o vencedor da grande final será de 5 mil dólares.

O sistema desenvolvido pela UFPE, chamado de iOwlT , é um sistema de detecção e estimação da posição espacial de eventos através de ondas sonoras. Utilizando um conjunto de microfones distribuídos uniformemente no espaço, o iOwlT pode reconhecer sons comuns captados pelos seus microfones, medir a diferença de tempo entre eles e estimar a distância do evento sonoro até o sistema. O procedimento é inspirado na forma como as corujas (Owl) conseguem identificar a exata posição das suas presas mesmo na escuridão total. O sistema emprega inteligência artificial e modernas técnicas de processamento de sinais, e foi implementado em hardware e software pelos alunos Matheus Farias, Davi Moreno e Gabriel Firmo, do curso de Engenharia Eletrônica do DES da UFPE.

O professor Daniel de F. Gomes explica que uma das possibilidades de aplicação para o sistema é na área de segurança pública, sendo utilizado em complemento aos sistemas de videomonitoramento já existentes. Como o iOwlT utiliza ondas sonoras para identificar a ocorrência e a posição, os eventos não precisam estar em linha de visada. Assim, tiros, batidas de carro e explosões podem ter a sua ocorrência e posição identificadas mesmo que não haja contato visual.

Vídeo promocional

Data da última modificação: 12/11/2019, 15:23