Equipe da EAD-UFPE realiza visita de articulação ao Polo UAB de Fernando de Noronha

Equipe da Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco (EAD-UFPE) realizou visita técnica de articulação ao polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Fernando de Noronha. A reunião foi realizada na última semana de setembro e teve como objetivo fazer um estudo de demandas para verificar as capacitações ofertadas e a procura da população local ao polo, de modo a pensar que cursos de graduação e de especialização a distância a UFPE pode oferecer. O polo fica localizado nas dependências da Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha (Erem-AFN).

Fotos: Núcleo de Comunicação da Spread

Equipe envolvida nas atividades do Polo UAB de Noronha

“A educação a distância não é uma coisa nova, mas ela se desenvolveu e se consolidou após a pandemia, pois foi o único recurso que nós tivemos para atender os nossos alunos. E aqui em Noronha é mais difícil ainda, por se tratar de uma ilha a quase 600 km do continente”, avaliou a coordenadora do Polo UAB Fernando de Noronha, Rúbia Uchôa. “Então, trouxemos o Polo UAB da Universidade Aberta do Brasil e estamos prospectando, inclusive com a presença da comitiva da UFPE, para ela entender a nossa demanda e a gente verificar quais cursos podemos oferecer para serem bem recebidos e adequados à realidade de Noronha”, completou Rúbia.

Coordenador-geral da UAB na UFPE, Francisco Kennedy, afirmou que, por meio do programa UAB, é possível aproximar a universidade da comunidade. “A ideia da EaD é que ela não vem para substituir o curso presencial. Ela vem para poder incrementar e expandir com qualidade”, avaliou o professor. “Estamos muito felizes de estarmos no Polo UAB Fernando de Noronha, pois encontramos um polo muito bem estruturado, que está apto para receber nossos cursos”, completou Kennedy.

O Polo UAB Fernando de Noronha possui uma coordenação local e uma sala equipada com computadores e internet à disposição dos estudantes inscritos nos cursos EaD ofertados pelas universidades públicas federal e estadual parceiras, que precisam de um suporte tecnológico para as atividades acadêmicas. Possui uma estrutura física formada por espaços para sala de aula, auditório, biblioteca, laboratório de informática e salas de secretaria, tutoria, reunião e coordenação. Também usufrui dos ambientes disponíveis na Escola Estadual Fernando de Noronha, como o laboratório de Ciências e a quadra poliesportiva.

Laboratório de informática do Polo UAB

Além do coordenador-geral da UAB-UFPE, a comitiva da Universidade contou ainda com o coordenador pedagógico Wellinson Vaz e o técnico de Tecnologia da Informação (TI) Gabriel Vasconcelos, ambos da Spread; e a comunicadora social da UAB-UFPE Danielle Lins. O Polo UAB Fernando de Noronha foi representado ainda pela coordenadora adjunta Maria Conceição do Nascimento, a secretária Ana Karla, o técnico de Informática Helyson Lino e a bibliotecária e apoio administrativo Ana Paula Borges, além da coordenadora estadual de Polos UAB-PE Vera Soares e do coordenador do Fórum de Coordenadores de Polo de Pernambuco Wantuir Queiroz.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – O Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do Governo Federal ligado ao Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Administração do Arquipélago de Fernando de Noronha e os IPES (Instituição Pública de Ensino Superior). Tem como objetivo formar professores e trabalhadores da educação básica com cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento em áreas diversas para os profissionais interessados e a população com ensino médio completo. Os cursos são gratuitos e podem ser realizados conforme a demanda local, com a formação de turmas que atendam aos critérios estabelecidos pela UAB.

Data da última modificação: 06/10/2022, 11:51