Notícias Notícias

Voltar

Enfermeira do HC alerta sobre as lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares

No próximo domingo, é comemorado o Dia Mundial de Combate a essas enfermidades

O 28 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares (LER/Dort), data que tem como principal objetivo alertar a população sobre a importância de adotar cuidados e medidas preventivas contra lesões e distúrbios relacionados ao trabalho. O Hospital das Clínicas da UFPE, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) possui o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) que é voltado para atender às necessidades dos colaboradores nas questões relacionadas à saúde e segurança das suas atividades laborais.

A LER e os Dort são danos decorrentes do excesso de movimentos e atividades contínuas aliadas à falta de tempo para recuperação, postura incorreta, além de estresse e pressão no trabalho. São caracterizadas por sintomas que ocorrem, geralmente, nos membros superiores, como dor, sensação de peso, fadiga muscular, formigamento, inflamações nas articulações e nos tecidos que cobrem os tendões, e dificuldades para movimentar o membro. Algumas das lesões principais que acometem os trabalhadores são as tendinites, particularmente de ombro, cotovelo e punho, e as lombalgias e mialgias em diversos locais do corpo. Essas doenças podem comprometer a produtividade e participação no trabalho sendo as causas mais comuns de incapacidade funcional e afastamento laboral.

Um estudo, realizado pelo Ministério da Saúde no ano de 2018, intitulado “Estudo Saúde Brasil”, aponta que essas são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. Utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o levantamento mostra que entre os anos de 2007 e 2016, foram registrados 67.599 casos de LER/Dort no país. Os casos aumentaram em 184%, passando de 3.212 casos em 2007 para 9.122 em 2016.

De acordo com a enfermeira do Sost do HC, Girlaine Sedycias, este Dia de Combate à LER/Dort tem um papel muito importante que é o de alertar e instruir as pessoas para que possam reconhecer os fatores que causam as lesões. “A data também estimula as medidas de prevenção a essas afeções como a prática regular de atividades físicas para melhorar o condicionamento, manter uma postura ergonômica, fazer alongamentos periodicamente, além das pausas durante o trabalho”, afirma.

Além dessas dicas, também é importante criar um bom ambiente de trabalho, respeitar os limites de cada trabalhador, respeitar a duração da jornada de trabalho, buscar um estilo de vida adequado, com uma boa qualidade de sono, boa alimentação e manutenção da saúde em geral.

TRATAMENTO – Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o tratamento depende sempre do diagnóstico preciso, de corrigir as causas no ambiente de trabalho e de instituir um plano terapêutico adequado. Algumas das modalidades terapêuticas contam com fisioterapia, medicamentos, infiltrações, reabilitação, dentre outros.

Assista ao vídeo produzido pelo HC sobre o assunto. 

Data da última modificação: 26/02/2021, 16:02