Notícias Notícias

Voltar

Encontro da ANPG integrará a 11ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE)

O tema nesta Bienal “Gilberto Gil: um reencontro com o Brasil” vai homenagear a obra do artista

Da assessoria

Após 40 anos desde sua primeira edição, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convoca o Encontro Nacional de Pós-Graduandos (ENPG). A 8ª edição do histórico fórum do Movimento Nacional de Pós-Graduandos (MNPG), símbolo da resistência democrática da década de 70, ocorrerá de 6 a 10 de fevereiro de 2019, em Salvador, na Bahia. De caráter consultivo, o fórum tem por objetivo mobilizar, articular e reunir lideranças e associações de pós-graduandos de todo o Brasil para discutir, debater e renovar as pautas do MNPG frente aos novos desafios que se descortinam para a pós-graduação, educação, ciência e tecnologia e democracia brasileira.

Esse encontro da Direção Nacional da ANPG com a base de todo o movimento ocorrerá simultaneamente com o 4 ° Encontro Nacional de Grêmios da União Brasileira dos estudantes Secundaristas (ENG da Ubes) e o 15ª Conselho Nacional de Entidades de Base da União Nacional dos Estudantes (Coneb da UNE). Reunidos pela primeira vez na história do movimento estudantil, as três entidades convocam suas bases sob a temática “A organização estudantil na resistência democrática” para discutir o futuro do Brasil, elaborar e aprovar uma pauta em comum entre os três segmentos estudantis.

Esse grande encontro estudantil integrará a 11ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) que se transformará nessa edição em Bienal dos Estudantes. A ANPG se juntará a Ubes e UNE para realizar o maior Festival de Cultura e Arte da América Latina. Serão cinco dias de programação cultural, mas também de debates e mesas de discussão sobre o Brasil. Mais de dez mil estudantes vindos de todas as regiões do país vão se integrar ao povo baiano e fazer da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a casa da juventude brasileira. O tema nesta Bienal “Gilberto Gil: um reencontro com o Brasil”, vai homenagear a obra do artista evocando o exemplo criativo e combativo de Gil em plena terra de todos os santos.

O 4° Encontro Nacional de Grêmios, ENG da Ubes, será um espaço onde estudantes de escolas quatro cantos do Brasil irão poder debater temas como a necessidade da defesa de uma escola democrática e a precarização das nossas escolas e Institutos Federais.

O 15ª Conselho Nacional de Entidades de Base, Coneb da UNE, vai reunir representantes de CAs e DAs das principais instituições de ensino superior do país para atualizar o posicionamento da entidade sobre temas nacionais como educação, política, desenvolvimento social e nacional.

Data da última modificação: 03/12/2018, 15:27