Empossados novos integrantes da Academia Pernambucana de Ciências

O reitor e o vice-reitor da UFPE, Alfredo Gomes e Moacyr Araújo, estão entre os empossados

Quarenta novos integrantes tomaram posse na Academia Pernambucana de Ciências (APC), na tarde de ontem (20), em cerimônia realizada na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife da UFPE. Fazem parte do grupo os novos acadêmicos e acadêmicas, membros honorários e benemérito, ingressos nos anos de 2020 e 2021. Também tomaram posse os componentes da nova Diretoria e do Conselho Fiscal. O reitor e o vice-reitor da UFPE, Alfredo Gomes e Moacyr Araújo, respectivamente, outros integrantes da atual gestão da Universidade e o ex-reitor Anísio Brasileiro estão entre os empossados. O vídeo da posse está disponível no canal da UFPE no YouTube.

Foto: Anderson Lima

Cerimônia de posse foi realizada na Concha Acústica Paulo Freire

“Para mim, é uma honra ter sido escolhido, no meio de tantos importantes acadêmicos e acadêmicas, que têm servido à ciência, ao país, por meio de contribuição inestimável à formação de novos e novas cientistas, ao desenvolvimento de teorias, metodologias e proposições de soluções aos graves e urgentes problemas locais, regionais, nacionais e internacionais. Vivemos hoje, como brasileiros e brasileiras, um dos períodos mais difíceis de nossa história. Em particular, porque somos levados mais uma vez a reafirmar a defesa da democracia, da ciência e da universidade pública”, disse o reitor Alfredo Gomes, que representou os acadêmicos empossados. O grupo conta com diversos professores da UFPE.

Em sua fala, o reitor também defendeu a universidade pública e o seu papel na sociedade. “A universidade pública é patrimônio do povo brasileiro, que propõe, realiza e coordena mais de 90% da pesquisa nacional. Por isso, além de patrimônio, a universidade pública é estratégica para um projeto de país soberano, plural, inclusivo, diverso e democrático. A universidade pública deve continuar a trajetória de democratização, de interiorização e de ampliação de oportunidades para a juventude brasileira e para todos aqueles que almejam ingressar e concluir seus estudos. A ciência não é apenas imprescindível, é necessária. Nela recai a esperança de dias melhoras. Nela recai a esperança de nosso povo”, afirmou.

O vice-reitor Moacyr Araújo falou sobre a importância da ciência. “A ciência é a coisa mais importante que nós temos para cultivar enquanto seres racionais. Tudo depende e vem da ciência. Então, termos aqui hoje cem acadêmicos participantes e ativos de uma academia de nosso estado de Pernambuco é muito gratificante, é muito importante, sintomático e necessário. Nós não podemos deixar de militar pela ciência, principalmente nestes momentos obscuros que nós estamos passando, mas não nos desesperemos. Isso é transitório”, declarou.

O ex-reitor da UFPE Anísio Brasileiro assumiu o cargo de presidente da APC para o biênio 2021-2023 – o seu antecessor é José Antônio Aleixo da Silva, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). “É preciso chegar e construir juntos uma ideia de um outro projeto, de uma outra civilização, baseada na ideia do bem comum, baseada na justiça social, na igualdade, onde a ciência faça parte de nosso cotidiano. É a responsabilidade social de todos que produzem o conhecimento. Esse é o desafio da Academia Pernambucana de Ciências”, destacou ele, que foi reitor da Universidade de 2011 a 2019.

“É uma alegria participar com vocês deste ato. Essa turma, que eu admiro, respeito e quero bem, toma posse para o próximo biênio e inicia um trabalho na nova diretoria na Academia Pernambucana de Ciências, essa entidade que cumpre um papel fundamental na produção e popularização do conhecimento e na defesa da pesquisa e do conhecimento científico. Defender a ciência nesse momento tão crítico que nosso país atravessa, mais do que nunca, é uma necessidade. Nós vivemos tempos obscurantistas, e o obscurantismo é primo-irmão do autoritarismo. Mais do que nunca é necessário afirmar o óbvio, e o óbvio é a ciência, é a história, é a verdade”, assegurou a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

O prefeito do Recife, João Campos, também participou do evento. “Agora, mais do que nunca, a gente tem o dever e obrigação de defender a ciência. A gente está dentro de uma pandemia e, por incrível que pareça, a gente vê a ciência sendo contestada e enfrentada diariamente por muitas pessoas. E a gente precisa ter essa compreensão de que não há caminho, não há desenvolvimento sem uma ciência robusta, sólida e inclusiva, como uma política pública de estado brasileiro, pernambucano e recifense”, garantiu.

A solenidade ainda contou com entrega de prêmios e apresentação do Quarteto de Cordas formado por alunos do Bacharelado em Música da UFPE: André Luiz Serapião (primeiro violino), Tiago Tenório (segundo violino), Alan Denis Silva (viola) e Davi Christian (violoncelo). O grupo tem a orientação do professor Wendell Kettle.

APC – A Academia Pernambucana de Ciências é uma sociedade civil, de natureza científica e sem fins lucrativos. Tem por finalidade promover o desenvolvimento de todos os setores do conhecimento humano, visando também a prestação de serviços à sociedade, seja por seus próprios recursos, seja em colaborações ou financiamentos públicos ou privados. A APC foi fundada em 7 de janeiro de 1978, no Recife.

Data da última modificação: 22/10/2021, 18:41