Empossadas novas diretora e vice-diretora do I-Litpeg

Instituto é o maior investimento da Petrobras em um único projeto em universidades, em um total de R$ 76,5 milhões

As professoras Yeda Medeiros Bastos de Almeida, do Departamento de Engenharia Química, e Sávia Gavazza dos Santos Pessôa, do Departamento de Engenharia Civil, foram empossadas como as novas diretora e vice-diretora, respectivamente, do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) para o quadriênio 2022-2026, em solenidade na tarde da última sexta-feira (16), na sede do instituto, no Campus Recife. Estiveram presentes o reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo, e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, professores, técnicos e estudantes da Universidade.

Fotos: Júnior Anjos

Equipe prestigia a posse das professoras à frente do instituto

O I-Litpeg é um instituto de pesquisa da UFPE que objetiva integrar indústria e academia visando o desenvolvimento de novas tecnologias, fomento à inovação e formação de recursos humanos para diversas áreas da cadeia produtiva da indústria do petróleo, gás natural, biocombustíveis e energia renovável. Inaugurado em 2019 com 12 laboratórios, o instituto é o maior investimento da Petrobras em um único projeto em universidades, em um total de R$ 76,5 milhões.

As duas professoras empossadas já estão atuando na diretoria do I-Litpeg desde julho, apesar de a solenidade da posse só ter sido agora em setembro, e as suas expectativas é darem continuidade às muitas ações já encaminhadas pelo ex-diretor, professor Paulo Lyra, fazendo com o que o instituto se desenvolva cada vez mais para ser conhecido como um lócus de inovação. “Nosso grande desafio é a sustentabilidade financeira do instituto, mas o otimismo leva à longevidade. Então, estamos muito otimistas com isso. Esperamos fazer uma gestão justa, humanista e participativa para colocar o I-Litpeg no cenário nacional e internacional nos próximos quatro anos”, afirmou a professora Yeda Almeida.

Integrantes da mesa de cerimônia no I-Litpeg

O reitor Alfredo Gomes parabenizou as novas diretoras e também o trabalho realizado pelo professor Paulo Lyra durante a sua gestão à frente do instituto. E lembrou a importância da inovação para o país. “Inovação é uma pauta mais moderna. Porém, alguns países já fazem há mais de 20 anos, e não poderíamos deixá-la de lado. Ela envolve desde áreas tecnológicas, passando pelas artes, até a educação, saúde, enfim, todas as áreas do saber. E o I-Litpeg é parte importante dessa inovação aqui na nossa UFPE, precisamos apoiar Yeda [Almeida] e Sávia [Gavazza] para que o I-Litpeg continue a crescer ainda mais”, complementou ele.

Para o vice-reitor Moacyr Araújo é ótimo ver duas mulheres na direção do I-Litpeg. “Estamos sentindo que estamos passando por um novo momento, por inovações e estou muito otimista com isso. Temos que criar ‘musculatura’ para passar por 2023, principalmente em infraestrutura. E com as professoras Yeda e Sávia o I-Litpeg vai decolar ainda mais. Sempre conseguimos fazer mais quando estamos juntos, unidos e sintonizados”, afirmou o professor Moacyr Araújo.

A professora Yeda Almeida ainda preparou uma surpresa de despedida para o professor Paulo Lyra, e solicitou que um dos irmãos do professor lesse um poema de cordel escrito especialmente sobre a trajetória profissional de Lyra no I-Litpeg chamado “Tudo isso Paulo Lyra ajudou a realizar”, de autoria de Allan Sales, e ainda distribuiu alguns exemplares do cordel para o público. O pai de Paulo Lyra, o professor emérito da UFPE Francisco Décio de Andrade Lyra, de 99 anos de idade, também estava presente na solenidade.

Data da última modificação: 19/09/2022, 16:52