Editora UFPE vai disponibilizar livro-texto sobre cinema em seu portal de e-books gratuitos

Obra oferece a cinéfilos e estudantes uma visão panorâmica a respeito da cadeia produtiva de filmes

Amanhã (22), a Editora UFPE incluirá em seu catálogo de livros digitais um novo título que promete agradar a todos os amantes da sétima arte: “A linguagem do cinema: uma introdução”. Escrita por Rodrigo Carreiro, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do curso de Cinema e Audiovisual da UFPE, a obra, que poderá ser baixada gratuitamente no site da editora, tem como proposta ajudar o leitor a compreender os processos responsáveis pela construção do significado no meio audiovisual, tanto do ponto de vista dos cineastas quanto da perspectiva do público.

Para marcar a estreia do livro no catálogo da Editora UFPE, o autor promoverá amanhã, às 19h, uma live de lançamento, na qual vai conversar a respeito dos efeitos da convergência midiática sobre a linguagem audiovisual no século XXI com os professores e pesquisadores Débora Opolski (UFPR e Unespar), Filipe Falcão (Uniaeso e Unicap) e Paulo Souza (Unicap). O evento será transmitido pelo canal de YouTube do Laboratório de Pesquisa de Imagem e Som (Lapis), grupo de pesquisa do CNPq, vinculado ao PPGCOM da UFPE.

A obra tem estudantes de graduação em cinema e cinéfilos como público-alvo, procurando oferecer uma visão panorâmica da cadeia produtiva do filme. Ao longo de 13 capítulos, são abordados tópicos como a divisão do trabalho dentro do processo de se fazer um filme, o que faz cada setor de produção (fotografia, arte, som, montagem, roteiro, produção e direção) e a contribuição estética e criativa de cada profissional que integra essa cadeia para o resultado final.

O livro funciona como um curso sobre a linguagem cinematográfica, uma espécie de armazém cheio de ferramentas que se constituem como recursos disponíveis aos cineastas para contar histórias em um meio audiovisual. A leitura da obra proporciona um passeio por esse armazém, ao longo do qual o leitor conhecerá algumas dessas ferramentas e suas funções. No final de cada capítulo, é incluído um pequeno texto com dicas de leitura e sugestões de extras de DVDs (ou blu-rays) que podem ensinar ainda mais sobre o tema abordado.

Na introdução do livro, o autor sintetiza a sua proposta: “Alunos iniciantes possuem um monte de interrogações: o que faz exatamente o fotógrafo de um filme? Como um plano geral se encaixa dentro de uma cena? De que forma o montador decide o ponto exato em que deve cortar uma tomada? Qual a função, dentro de um set de filmagens, do diretor de produção? Como é feita a continuidade de iluminação em uma locação externa? Quais os critérios que um diretor leva em consideração no momento de decidir onde colocar a câmera? ‘A linguagem do cinema: uma introdução’ oferece respostas para todas essas perguntas, e um monte de outras. Este livro, espero, vai ajudar a entender quem faz os filmes e como eles são feitos”.

Data da última modificação: 21/07/2021, 15:50