Editora UFPE recebe Lilia Schwarcz para lançamento de livro sobre Lima Barreto

Evento com debate será no dia 9 de outubro, às 16h, no auditório da Editora UFPE

O Instituto de Estudos da África (Ieaf) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e a Editora Companhia das Letras, promove o lançamento do livro “Lima Barreto: triste visionário”, da antropóloga Lilia Schwarcz, no dia 9 de outubro, às 16h, no auditório da Editora UFPE.

Haverá um debate entre a autora, a coordenadora do Ieaf, professora Eliane Veras Soares, e o professor Aristeu Portela Júnior, do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFRPE.

“Durante mais de dez anos, Lilia Moritz Schwarcz mergulhou na obra de Afonso Henriques de Lima Barreto, com seu afiado olhar de antropóloga e historiadora, para realizar um perfil biográfico que abrangesse o corpo, a alma e os livros do escritor de Todos os Santos”, afirma a apresentação da obra.

“Escritor militante, como ele mesmo se definia, Lima Barreto professou ideias políticas e sociais à frente de seu tempo, com críticas contundentes ao racismo (que sentiu na própria pele) e outras mazelas crônicas da sociedade brasileira”, completa o texto que abre o livro, ilustrado com fotos e documentos.

AUTORA - Lilia Schwarcz nasceu em 1957, em São Paulo. É professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e global scholar na Universidade de Princeton (EUA). Seu livro “As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos” ganhou o prêmio Jabuti de Livro do Ano em 1999.

Instituto de Estudos da África
ieafricaufpe@gmail.com