Editora UFPE promove colóquio sobre saberes editoriais voltado a potenciais autores e profissionais do livro

Evento é gratuito e está com inscrições abertas até o dia 30 deste mês

Nos dias 30 deste mês e 1º de dezembro, a Editora UFPE vai realizar o “Colóquio Saberes Editoriais”, iniciativa destinada a familiarizar a comunidade acadêmica e interessados em geral com os conhecimentos e processos envolvidos na produção de livros como meios de democratizar estudos, pesquisas e atividades extensionistas realizados no contexto universitário. O evento, que acontecerá na Biblioteca Central, localizada no Campus Recife da UFPE, está recebendo inscrições on-line gratuitas até o dia de abertura.

O colóquio é aberto ao público em geral, mas sua programação deve agradar, em especial, a potenciais autores que desejam conhecer as vias de acesso para a publicação de textos acadêmicos através da Editora UFPE, tanto na modalidade impressa quanto eletrônica, além de interessados nas atividades de edição, design, revisão de textos e impressão no âmbito das atividades do órgão suplementar.

No primeiro dia do evento, após a abertura programada para as 19h, com falas do reitor Alfredo Gomes e do diretor da Editora UFPE, Junot Cornélio de Matos, a professora Leilah Santiago Bufrem, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPE, vai proferir a palestra “Livro e universidade: saberes e desafios editoriais”.

Já no segundo dia, as atividades vão preencher a manhã e a tarde, começando, às 9h, com a fala do vice-diretor da Editora UFPE, Diogo Fernandes, sobre a nova política editorial do órgão suplementar. Na sequência, às 10h30, serão abordadas as oportunidades para publicações através de editais de apoio da UFPE, temática que contará com abordagens de Fernanda Alencar, diretora de Finanças e Infraestrutura de Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e de Adriano Andrade, coordenador de Gestão Editorial e Impacto Social, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

À tarde, após intervalo para almoço, a programação será retomada, a partir das 14h, com falas de Artur Ataíde e Igor Bandim, respectivamente editor e revisor da Editora UFPE, a respeito de demandas da editoração que precisam ser observadas por potenciais autores na preparação de originais para a publicação no formato de livro. Às 15h30, Geisa Fabiane, doutoranda do PPGCI/UFPE, vai proferir a palestra intitulada “Portal de livros digitais: os metadados e sua repercussão”, na qual abordará, entre outros tópicos, a experiência exitosa do portal de e-books gratuitos da Editora UFPE como ferramenta de democratização do conhecimento produzido na universidade. Às 17h, o diretor da Editora UFPE, Junot Cornélio Matos, falará a respeito dos rumos e perspectivas do órgão suplementar para os próximos anos, em palestra de encerramento do colóquio.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico. Os interessados podem obter mais informações por e-mail enviando mensagem para editora@ufpe.br e pelos perfis da Editora UFPE no Instagram @editoraufpe e no Facebook @EDUFPE.

Data da última modificação: 24/11/2022, 09:35