Notícias Notícias

Voltar

Editora UFPE destaca livro de um dos principais intelectuais contemporâneos do Brasil

João Cezar de Castro Rocha é considerado um dos maiores especialistas brasileiros nas obras de Machado de Assis e William Shakespeare

A campanha “Livro, uma boa companhia”, da Editora UFPE, apresenta como sugestão de leitura da semana a obra “Leituras desauratizadas: tempos precários, ensaios provisórios”, publicada em coedição pela Editora UFPE e a Argos Unochapecó. O título, que pode ser adquirido com 25% de desconto e frete grátis, reúne textos de João Cezar de Castro Rocha, professor titular de Literatura Comparada da UERJ, considerado um dos maiores especialistas brasileiros nas obras de Machado de Assis e William Shakespeare. Uma entrevista com o autor pode ser vista no canal da Editora UFPE no YouTube. 

No livro, Castro Rocha apresenta reflexões sobre as humanidades, originalmente publicadas no jornal Rascunho, destacando o caráter de precariedade do mundo contemporâneo através de conceito de “leitura desauratizada”, resultante da tentativa de compreensão, ainda que provisória, de um ambiente histórico onde certezas tradicionais estão em xeque e os artefatos culturais parecem ter perdido sua aura quase transcendental. Para pôr em ação seu pensamento, o autor dialoga com trabalhos de Machado de Assis, Oswald de Andrade, René Girard e Antonio Candido, entre outros.

Em todos os ensaios, Castro Rocha inclui-se na leitura, fala de dentro da leitura, construindo boa parte dos ensaios em série e mantendo o diálogo com o leitor sobre um mesmo assunto através de vários capítulos. Esse olhar para a leitura permite ao autor colocar em cena uma das suas principais contribuições para os estudos literários: pensar a crítica como leitura, e a partir dela aproximar-se da história e da teoria. Entre as temáticas abordadas, estão o papel do jornalismo cultural na contemporaneidade, a necessidade de um olhar brasileiro para a arte e a literatura latino-americanas e reflexões sobre o significado dos museus para a atualidade.

COMPRA – Para comprar um exemplar do livro, o interessado precisa enviar e-mail para livraria.editora@ufpe.br, informando título do livro, seu nome completo, CPF e endereço de entrega. A equipe da Editora enviará resposta com informações sobre como fazer o pagamento, prazo de recebimento do exemplar e rastreamento dos Correios.

Data da última modificação: 13/07/2020, 16:28