EAD UFPE lança edital para preenchimento de vagas dos cursos de graduação a distância

Ao todo, são 314 vagas ofertadas em 15 polos de apoio presencial distribuídos no Estado de Pernambuco

A Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread) e a Coordenação Geral da UAB na UFPE, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade, divulgaram o Edital nº 04/2022, aditivo ao Edital nº 01/2021, em edição única, para o preenchimento de vagas dos cursos de graduação na modalidade a distância com ingresso para o semestre 2022.1. O processo seletivo vai contemplar a participação de candidatos com deficiência ou autodeclarada preto/pardo ou indígena, e um percentual de 10% para professores das redes da educação básica que não possuem formação na área em que atuam.

Ao todo, são 314 vagas para os seis cursos EAD ofertadas em 15 polos de apoio presencial distribuídos no Estado de Pernambuco:
- Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa: Caruaru – cinco vagas, Limoeiro – nove vagas, Petrolina – 12 vagas, Santa Cruz do Capibaribe – oito vagas, Vitória de Santo Antão – oito vagas;
- Licenciatura em Letras - Língua Espanhola: Recife – oito vagas, Carpina – cinco vagas, Surubim – dez vagas, Petrolina – dez vagas, Tabira – nove vagas;
- Licenciatura em Matemática: Gravatá – 20 vagas, Carpina – 20 vagas, Pesqueira – 15 vagas, Surubim – 15 vagas, Tabira – 15 vagas;
- Licenciatura em Geografia: Afrânio – dez vagas, Ouricuri – dez vagas, Recife – 12 vagas, Salgueiro – 11 vagas, Tabira – nove vagas;
- Bacharelado em Ciências Contábeis: Pesqueira – 17 vagas, Palmares – 20 vagas;
- Licenciatura em Ciências Biológicas: Caruaru – 16 vagas, Santa Cruz do Capibaribe – 20 vagas, Surubim – 20 vagas.

A seleção dos candidatos no processo seletivo a ser realizado totalmente de forma virtual será efetuada, exclusivamente, com base nos resultados obtidos pelo candidato no Enem referente a uma das cinco últimas edições (2017, 2018, 2019, 2020 e 2021). Sendo assim, as inscrições são precedidas de uma pré-inscrição com o preenchimento obrigatório do formulário de intenção de participação, no período de 28 deste mês a 3 de abril, mediante o Formulário de Inscrição, informando dados pessoais de qualificação, e-mail, curso, polo presencial e a indicação do Enem.

O preenchimento do formulário de intenção é indispensável para que o candidato receba no dia 4 de abril, no e-mail informado, uma senha e login para acessar o sistema de inscrição, no período de 5 a 7 de abril, e enviar os documentos comprobatórios, legíveis e digitalizados em formato pdf, jpeg, ou png (Anexo II do edital).

A inscrição, que somente será finalizada e confirmada após o pagamento da Taxa de Inscrição no valor de R$ 35,00 através de Guia de Recolhimento da União (GRU), deve ser realizada, a partir do dia 5 de abril até o dia 7 de abril. O interessado em requerer o benefício de isenção do pagamento da taxa de inscrição deve comprovar a insuficiência de recursos para arcar com o pagamento enviando um e-mail com os documentos indicados no Anexo I do edital para vest.ensinoadistancia@ufpe.br, no período de 28 a 31 deste mês.

De acordo com o edital, os estudantes classificados ou remanejados após o início do período letivo da UFPE devem estar cientes de que terão seu ingresso nas turmas com o período letivo já iniciado, o que exigirá do aluno um esforço adicional para aprendizagem do conteúdo já ministrado, bem como não ter faltas no restante do semestre que impliquem no não cumprimento da frequência mínima às aulas (75%).

Com relação às aulas já ocorridas antes do ingresso na UFPE, tendo em vista que os novos ingressantes terão que frequentar as mesmas turmas dos outros ingressantes que iniciaram o curso anteriormente, não estão previstos mecanismos de reposição das aulas já ministradas e das avaliações já realizadas.

coordingresso.prograd@ufpe.br

Data da última modificação: 14/03/2022, 16:30