DRI lança novo edital do Programa de Mobilidade Internacional

Inscrições podem ser feitas on-line de 5 a 16 deste mês

Estarão abertas, de 5 a 16 deste mês, as inscrições do Programa de Mobilidade Internacional (PMI) da UFPE, voltado aos alunos de graduação que desejam cursar o primeiro semestre de 2023 em uma universidade estrangeira conveniada à UFPE. O programa não prevê auxílio financeiro ao estudante, que terá que arcar com todos os custos do período de estudos no exterior. As candidaturas serão realizadas exclusivamente através de formulário on-line. O edital foi lançado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE.

Os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado em disciplinas de um curso de graduação da UFPE no semestre 2022.1; ter concluído um semestre de seu curso de graduação no ato de inscrição, havendo completado, ao menos, 20% e, no máximo, 80% da carga horária; possuir média geral igual/superior a 6,00; além de apresentar comprovante de idioma falado no país estrangeiro (documento dispensado para IES portuguesas) e não estar em semestre de colação de grau.

No edital, estão disponíveis informações sobre as instituições de destino e detalhes sobre o processo de inscrição e seleção. Após identificarem a universidade estrangeira onde querem estudar, os interessados devem observar no site da instituição estrangeira se ela oferece seu curso. Após a confirmação, é necessário reunir toda a documentação descrita no edital e enviá-la em documento único formato pdf através do formulário on-line.

REUNIÃO – Os participantes desta edição devem participar de uma reunião on-line de orientação, que será realizada no dia 20 deste mês, às 12h. A presença na reunião será um dos critérios utilizados para classificação das candidaturas, conforme procedimentos descritos no edital.

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) entrará em contato, posteriormente, para, caso o estudante seja selecionado, preencher o formulário de inscrição da instituição estrangeira e requisitar outros documentos que se façam necessários.

A DRI ressalta que a inscrição inicial no PMI é um procedimento destinado apenas a indicar à instituição estrangeira os alunos que pretendem realizar estudos no exterior. A aprovação final é analisada em cada universidade. Se o estudante for aprovado pela instituição estrangeira receberá uma carta de aceitação e deve, então, providenciar visto de estudos, seguro-saúde, compra de passagem e reserva de alojamento, além de preencher o contrato de estudos da UFPE, para que possa ser colocado em modalidade estudantil no Siga.

Anexos em formato preenchível
Link da reunião on-line do dia 20 de setembro