Doutoranda em Ciência Política ganha bolsa da Universidade de Berkeley para projeto em transparência na pesquisa

Projeto objetiva treinar graduandos e pós-graduandos nos princípios da pesquisa transparente em ciências sociais

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e diretora do grupo de estudos e discussão "Métodos em Pauta", Amanda Domingos, é uma das vencedoras da Iniciativa de Berkeley para Transparência nas Ciências Sociais (BITSS) - Subsídio Catalisador para o Avanço da Pesquisa Transparente, Reprodutível e Ética. A pesquisadora ganhou uma bolsa de estudos dada pela Universidade de Berkeley em apoio ao seu projeto "Formação Brasileira em Ciência Aberta: princípios e ferramentas".

O projeto "Formação Brasileira em Ciência Aberta: princípios e ferramentas", que será realizado de 19 a 24 de maio, é coordenado por Amanda Domingos, Matheus Ferreira (UFMG), Marcus Torres (UFPE) e Rodrigo Lins (UFPE). Ele objetiva treinar graduandos e pós-graduandos nos princípios e ferramentas da pesquisa transparente em ciências sociais. O anúncio da premiação ocorreu durante a 10ª Reunião Anual da BITSS, quando foram divulgados outros nove vencedores ao redor do mundo.

"Os resultados da pesquisa que não podem ser reproduzidos não são confiáveis. Apesar dos movimentos recentes em direção a uma ciência social mais aberta e transparente, o Brasil enfrenta desafios tanto na crença na importância dos princípios quanto na implementação de práticas de transparência e reprodutibilidade. Defendemos que o caminho para mudar esse paradigma é através da formação de jovens pesquisadores. Para tanto, propomos a realização de oficinas de capacitação para alunos de graduação e pós-graduação. O projeto fornecerá uma visão geral dos princípios, ferramentas e práticas para a construção de pesquisas sociais mais transparentes e permitirá a troca de feedback e o recebimento de apoio na construção de um fluxo de trabalho reprodutível a médio e longo prazo", explicam os coordenadores.

Data da última modificação: 17/02/2022, 18:46