Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Docentes do Departamento de História participam de livro que resgata histórias de personagens negros
Notícias Notícias
Docentes do Departamento de História participam de livro que resgata histórias de personagens negros
A obra será lançada no próximo dia 14, a partir das 19h, na Livraria Leitura do Shopping Tacaruna
Reconstruir as experiências de personagens negros até então pouco conhecidos, resgatando essas vidas do anonimato e demonstrando como a instituição da escravidão afetou escravizados, libertos e livres. Esse é o objetivo do livro “Travessias no Atlântico Negro – Tráfico, biografias e diáspora (África-Brasil), séculos XVII-XIX”, organizado pela professora Valéria Gomes Costa, do Departamento de História da UFPE. A obra será lançada no próximo dia 14, a partir das 19h, na Livraria Leitura do Shopping Tacaruna.
Além de organizadora, a professora Valéria Gomes está presente na obra com o texto “Duarte José Martins da Costa: Um africano nas malhas da ‘rede miúda’ do tráfico atlântico de escravos no século XIX”. A obra tem ainda a contribuição de outros dois professores do Departamento de História da Universidade: Marcus J. M. de Carvalho (“A trajetória de Francisco da Costa: De escravizado a revolucionário republicano em 1824”) e Rômulo Luiz Xavier Nascimento (“As duas guerras: Henrique Dias entre a guerra holandesa e a luta contra os quilombolas”).
A obra “Travessias no Atlântico Negro” é uma publicação da Selo Negro Edições, e reúne trabalhos inéditos de 12 pesquisadores de diferentes regiões do Brasil. “Cada capítulo revela a riqueza de nossos arquivos e a sensibilidade dos autores, que, com base em fragmentos históricos, recompuseram com maestria a trama complexa dos laços que unem a África e o Brasil, buscando compreender como africanos e seus descendentes ultrapassaram as limitações e a violência do cativeiro desde o século XVII. O resultado é uma obra comprometida a revelar as raízes do racismo estrutural que caracteriza a sociedade brasileira e o papel da desigualdade e da violência racial na formação do País”, diz o texto de apresentação do livro.