Divulgado resultado de edital simplificado para apoiar a produção e publicação de livros em formato digital

Iniciativa visa à formação de uma biblioteca digital básica, a ser disponibilizada para download por meio do portal de livros digitais da Editora UFPE

Trinta e cinco propostas de e-books foram selecionadas por meio do Edital Simplificado de Incentivo à Produção e Publicação de Livros Digitais (nº 14/2020). A iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), numa parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Editora UFPE, visa à formação de uma biblioteca digital básica, a ser disponibilizada aos estudantes e aos servidores para download por meio do portal de livros digitais da Editora UFPE. O resultado preliminar foi divulgado hoje (7) no site da Prograd.

Segundo o reitor Alfredo Gomes, esse edital é fundamental para consolidar a produção do conhecimento, inclusive com a abertura de espaço para publicações sobre ações afirmativas (Educação das Relações Étnico-raciais, Acessibilidade, Inclusão, Diversidade e Diferença), e para fortalecer os cursos de graduação da UFPE. “Nós estamos ampliando a produção da Universidade, consolidando a participação dos professores e técnicos nessa iniciativa, em que eles coordenam e organizam os livros, dando margem à produção de um conhecimento que comumente não era veiculado para ser agora veiculado por meio de iniciativa de política editorial da Universidade Federal de Pernambuco”, disse.

Voltado aos servidores da Universidade, o edital selecionou propostas que contribuem para o objetivo estratégico de oferecer condições de acesso, permanência e conclusão exitosa da formação acadêmica dos estudantes. Inicialmente, estava prevista a seleção de até 33 propostas, mas, como não houve a uniformização no número de páginas em 350, a quantidade pôde ser estendida para 35 obras, contemplando todos os projetos inscritos.

“O resultado desse edital, produzido de forma conjunta entre a Editora e a Prograd, é o que nos dá uma dimensão clara na produção de textos para a sala de aula quanto à bibliografia básica e que, em tantos momentos, nos falta”, destacou o diretor da Editora UFPE, Diogo Cesar Fernandes.

“Este edital possui relevância para a UFPE por seu papel de trazer a produção da comunidade acadêmica (docentes, técnicos e estudantes) para o contexto da sala de aula nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Desta forma, estaremos dialogando com os saberes produzidos pelos grupos de pesquisa, de estudo e extensionistas nas disciplinas da graduação, o que impactará significativamente nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva.

Os livros estão distribuídos nas categorias Políticas de Ações Afirmativas (cinco propostas aprovadas) e Todas as Temáticas (30 propostas aprovadas). Não houve inscrições para a categoria Colégio de Aplicação/Educação Básica, cuja cota foi redistribuída. As obras abordam as áreas de Ciências Humanas, Saúde e Exatas, com previsão de publicação em outubro.

Conforme estipula o edital, a submissão de recursos pode ser feita nos dias 10 e 11 deste mês. As orientações para esse procedimento estão disponíveis no site da Prograd. O resultado final sairá no dia 17 deste mês.

Prograd
difi.prograd@ufpe.br