Notícias Notícias

Voltar

Dissertação verifica toxidade provocada pela jurubeba e capim santo nos tecidos biológicos

A apresentação ocorrerá na sala SH2 do Departamento de Histologia e Embriologia, do Centro de Biociências da UFPE (CB), às 10h

O Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia da UFPE promoverá, nesta segunda-feira (17), a defesa da dissertação “Estudos da atividade antiparasitária, toxicológica e histopatológica dos extratos etanólicos de Solanum paniculatum e Cymbopogon citratus”, de autoria de Escarião da Nóbrega Gomes. A apresentação ocorrerá na sala SH2 do Departamento de Histologia e Embriologia, do Centro de Biociências da UFPE (CB), às 10h.

A banca examinadora é composta pelo professor Luiz Lúcio Soares da Silva (Departamento de Histologia e Embriologia – CB-UFPE), orientador do trabalho; e pelos professores Juliana Pinto de Medeiros (Departamento de Histologia e Embriologia – CB-UFPE) e Diego Nathan do Nascimento Souza (Departamento de Ciências Biológicas da UERN).

Resumo

A utilização das plantas no tratamento de enfermidades em animais é estimulada pela crescente busca da sociedade por produtos livres de resíduos químicos, existindo uma grande carência de estudos que determinem os níveis de toxidade e a identificação de possíveis modificações ocasionadas por essas plantas nas estruturas microscópicas dos tecidos biológicos. O objetivo dessa pesquisa foi estudar a ação farmacológica anti-helmíntica in vitro dos extratos etanólicos do Solanum paniculatum (jurubeba) e Cymbopogom citratus (capim santo) e a toxidade em ratos Wistar. Para a obtenção dos extratos etanólicos, foram utilizadas a raiz da jurubeba e folhas de capim santo e realizado o estudo fitoquímico. Nos testes anti-helmínticos in vitro, foram utilizados 2mL dos extratos nas concentrações 50; 25; 12; 6 e 3% e avaliados com 24, 48 e 72 horas após a exposição. Para a avaliação da toxidade subcrônica, os ratos Wistar foram divididos em três grupos: G1 controle (água destilada), g1 tratados com extrato de jurubeba e G3 tratados com extrato de capim santo, ambos com dose de 5gr/kg de peso corporal. Os extratos de jurubeba e capim santo apresentaram in vitro ação anti-helmíntica. Possuem a presença dos compostos: taninos, flavonas, flavonóis e xantonas, flavanonóis, catequinas, flavanonas, alcaloides. A dose subcrônica e 5gr/kg de peso corporal ocasionou alterações nos parâmetros bioquímicos aspartato aminotranferase e fosfatase alcalina, no nível sérico da ureia e lesão histológica no fígado, rins e cerebelo.

Data da última modificação: 14/07/2017, 14:53