Dissertação de mestrado em Geografia da UFPE recebe prêmio do Acnur

A dissertação de mestrado “Das Migrações Forçadas à Contenção Territorial: as geografias do campo de refugiados de Dadaab no Quênia”  foi uma das premiadas no Concurso de Teses e Dissertações da Cátedra Sergio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). A pesquisa tem autoria de Daniela Florêncio da Silva, atualmente pesquisadora do Instituto de Estudos da África da UFPE (Ieaf), e foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE, do Campus Recife.

Daniela conversou com refugiados em Nairóbi

O trabalho aborda os fatores estruturantes da formação e da dinâmica territorial do campo de refugiados de Dadaab, localizado a 500 quilômetros de Nairóbi, capital do Quênia. Formado, em 1991, pela migração forçada do povo somali, em virtude da eclosão da guerra civil em seu país, esse campo de refugiados, hoje, abriga 348 mil pessoas de diferentes nacionalidades e contextos de deslocamento forçado. A dissertação, defendida no dia 6 de maio de 2016, teve como orientador o professor Bertrand Roger Guillaume Cozic. O coorientador foi o professor Caio Augusto Amorim Maciel.

Durante a realização da pesquisa, Daniela Florêncio da Silva fez trabalho de campo na África. Ela passou oito dias em Nairóbi, onde conheceu aspectos sociais do Quênia, o bairro onde os refugiados costumam ficar (Eastleigh), o centro de pesquisa sobre refugiados da Kenyatta University, o Centre for Refugee Studies and Empowerment (KU-CRSE), o qual possui uma instalação no campo de refugiados de Dadaab, e a sede das Nações Unidas. “Essa foi a minha primeira viagem para o continente africano, e a experiência acadêmica e pessoal engrandeceram muito minha pesquisa, mesmo sem ter conseguido ir para o campo de refugiados”, explicou a pesquisadora.

Daniela Florêncio da Silva também passou pelas cidades de Adis Abeba, na Etiópia, e Lomé, em Togo. “O que me chamou mais atenção nos lugares por onde passei foi, além da beleza de cada país, o encontro de diferentes povos e o grande desenvolvimento urbano principalmente em Adis Abeba e em Nairóbi”, afirmou. Ela viajou sozinha e com recursos próprios.

PRÊMIO – A premiação do Acnur foi anunciada, no dia 15 deste mês, durante o VIII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e II Conferência Latino-Americana da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, realizados em Santos (São Paulo), de 13 a 15 deste mês. Além da dissertação de Daniela Florêncio da Silva, outras duas dissertações e três teses de doutorado brasileiras foram premiadas.

Daniela Florêncio da Silva
danifs_br@yahoo.com.br