Dissertação avalia efeitos da sobrecarga de quem cuida de idosos pós-AVC

Aluna Renata Vieira da Costa analisou cuidadores informais de idosos

O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGero) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai promover, no dia 26, às 9h, a defesa de dissertação de mestrado “Estudo dos determinantes da sobrecarga do cuidador informal de idosos pós-Acidente Vascular Cerebral”, da aluna Renata Vieira da Costa.

Ela foi orientada pela professora Maria Lucia Gurgel. A defesa será realizada na sala da PPGero, com a participação de uma banca examinadora composta pelas professoras Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano e Ana Cláudia de Carvalho Vieira, além da orientadora.

Resumo
O envelhecimento populacional cursa com o aumento de doenças crônicas, entre elas temos o Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma doença incapacitante, levando o idoso à dependência e à necessidade de cuidados. O cuidado com indivíduo com essas limitações é, por muitas vezes, realizado por um cuidador informal. Assumir esses cuidados pode provocar aos cuidadores informais estresse e sobrecarga. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os determinantes da sobrecarga do cuidador informal de idosos pós-Acidente Vascular Cerebral. Esta pesquisa é um estudo transversal e analítico realizado com 136 cuidadores informais e 136 idosos pós- AVC, no Hospital Pelópidas Silveira (HPS). Para avaliar a sobrecarga do cuidador foi utilizado o Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal (QASCI) e a funcionalidade dos idosos, a Medida de Independência Funcional (MIF) e fichas com o perfil sociodemográfico das duas populações. Pelo perfil dos cuidadores, a maioria era mulheres, filhas de meia idade, com baixa escolaridade. Os idosos, grande parte eram homens, casados e com baixa escolaridade. A análise multivariada foi estatisticamente significante, concluindo que os cuidadores que residem com o idoso apresentando 91% de risco a mais de desenvolver a sobrecarga e um risco de aproximadamente 4 vezes maior quando o idoso apresentava dependência funcional. Dentre todas as variáveis estudadas, residir com o idoso e a dependência funcional do idoso, foram as variáveis que tiveram associação com a sobrecarga do cuidador informal.

Programa de Pós-Graduação em Gerontologia
ppgero@ufpe.br