Discente e docentes do CIn têm melhor artigo do 6º WPIETF

A premiação garante uma viagem para a reunião presencial do IETF em Singapura

O doutorando Michel Sales Bonfim e os professores Stênio Fernandes e Kelvin Dias do Centro de Informática (CIn) da UFPE receberam o título de melhor artigo do 6º Workshop Pré-Internet Engineering Task Force (WPIETF). O trabalho “SFCMon: An Efficient and Scalable Monitoring System for Network Flows in SFC-enabled Domains” foi destaque entre os cinco selecionados para serem apresentados no evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) 2019, que ocorreu em Belém, Pará, nos dias 17 e 18 deste mês. Como premiação, foi dada uma viagem patrocinada pela Huawei para a reunião presencial do Internet Engineering Task Force em Singapura.

O WPIETF é um evento anual que possui como principal objetivo o fomento e a expansão da presença do Internet Engineering Task Force (IETF) na América Latina. O workshop funciona como um fórum técnico-científico para a ambientação de profissionais, estudantes e pesquisadores ao IETF. “O objetivo do IETF é fazer a internet trabalhar melhor através do desenvolvimento e promoção de documentos de alta qualidade e relevância técnica. Cada documento é denominado Request for Comments (RFC) e descreve algum aspecto do funcionamento de um determinado protocolo proposto”, explica Michel Sales Bonfim.

Durante o doutorado, Michel despertou para a necessidade de contribuir com a IETF. A conquista do melhor artigo junto com a premiação recebida representa uma chance de realizar essa colaboração com a melhoria da Internet no mundo, aumentando também a participação de autores da América do Sul no desenvolvimento e promoção de documentos de alta qualidade e relevância técnica.

O discente da pós-graduação do CIn chama atenção para os seguintes dados “no total, apenas 21 (1,30%) RFCs têm autores da América do Sul. Além disso, do total de autores de RFCs, apenas 0,33% (15 autores) são nomes da América do Sul. Neste cenário, enxergamos a nossa conquista como uma chance de contribuir com a melhoria dessas estatísticas através de contribuições que possam se transformar em futuras RFCs”. O evento em Singapura será um primeiro contato com a comunidade do IETF, Michel pretende realizar a apresentação oral do artigo em uma das reuniões do grupo.

Resumo

Cadeias de Funções de Serviço (Service Function Chaining - SFC) é um mecanismo que permite conectar um conjunto ordenado de funções de serviço de rede (Service Function - SF), que podem ou não serem virtuais, para formar um serviço fim-a-fim através de múltiplos datacenters, WANs e provedores de serviço. A padronização da SFC é tratada pela IETF no grupo de trabalho SFC (SFC WG). Trabalho contínuo no SFC WG enfoca os aspectos da arquitetura (RFC 7665) e protocolo (RFC 8300) necessários para habilitar esse recurso de rede. SFC é um tema quente e engloba vários problemas como: seleção de caminho SFC, otimização do posicionamento de SFs, imposição de políticas, solução de problemas e segurança. Neste contexto, um sistema de monitoramento avançado é essencial para auxiliar as soluções para estes problemas. Contudo, para o caso de ambientes SFC, uma solução de monitoramento deve levar em conta todos os pacotes transmitidos ao mesmo tempo em que mantém a memória e o processamento em níveis aceitáveis. Portanto, neste trabalho, nós focamos em resolver esse problema propondo o SFCMon, um sistema de monitoramento eficiente e escalável para ambiente que implementem SFCs. Para tanto, SFCMon implementa um pipeline de estruturas de dados probabilistas para monitorar e rastrear apenas os fluxos largos da rede diretamente dentro dos switches. Experimentos iniciais apresentados apontam para os benefícios potenciais do SFCMon para fazer parte da arquitetura SFC.

Data da última modificação: 25/07/2019, 12:40