Notícias Notícias

Voltar

Diretor do Litpeg recebe honraria de 2020 IACM Fellows Award

Ele foi votado por todos os membros do conselho da associação pelo conjunto da sua produção científica como pesquisador em Engenharia Mecânica

O professor Paulo Lyra, do Departamento de Engenharia Mecânica e diretor do Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Litpeg) da UFPE, recebeu a nominação para o “2020 IACM Fellows Award”, premiação dada pela International Association for Computacional Mechanics (IACM), à qual a Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC) é filiada. A IACM congrega membros de 79 países.

Ele recebeu o prêmio após ser votado por todos os membros do conselho da associação, pelo conjunto da sua produção científica como pesquisador em Engenharia Mecânica – inclusive, ele também é pesquisador do CNPq na mesma área – e trabalho que vem desenvolvendo ao longo de toda a sua carreira. “É uma honra receber um prêmio de reconhecimento de uma associação internacional como esta, que é a mais relevante nesta temática que lida com computação científica”, comemora Lyra. Também é importante citar que ele foi um dos fundados da ABMEC, em 1997, e atualmente é conselheiro da associação brasileira.

O recebimento da honraria se daria no 14th World Congress in Computational Mechanics (WCCM-ECCOMAS Congress), que seria realizado em Paris, na França, de 19 a 24 de julho deste ano. Mas em virtude da pandemia, o congresso foi adiado para o período de 11 a 18 de janeiro de 2021 e será feito totalmente em formato virtual.

Hoje, a International Association for Computational Mechanics (IACM) é uma sociedade profissional bem estabelecida, com quase cinco mil afiliados em todo o mundo. Seu programa de prêmios foi estabelecido para homenagear indivíduos que fizeram contribuições significativas em mecânica computacional básica ou aplicada e para mostrar o trabalho de erudição criativa de seus membros para o mundo inteiro.

O Prêmio IACM Fellows reconhece até oito indivíduos a cada dois anos (em 2020, foram apenas sete, dentre eles, o professor Paulo Lyra) com um histórico distinto de realização de pesquisa e publicação nas áreas de mecânica computacional, e têm demonstrado apoio à IACM por meio da participação na associação, de suas reuniões e atividades.

Data da última modificação: 10/12/2020, 16:28