Notícias Notícias

Voltar

Dia Mundial de Luta contra a Aids é tema do Giro Nordeste de hoje (3)

O entrevistado é o cantor Gaê, também consultor em Comunicação e Saúde

No mês que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, chamado de “Dezembro Vermelho”, o programa Giro Nordeste (TVU, canal 11.1) conversa hoje (3), às 20h30, com o cantor Gaê, também consultor em Comunicação e Saúde. Na entrevista, o artista fala sobre sexualidade, preconceito, medos e a necessidade do diagnóstico do vírus o mais depressa possível.

O brasiliense teve a confirmação do diagnóstico de HIV aos 18 anos e ficou completamente apavorado, com medo da morte e de não ser aceito. “A minha sorte é que tenho uma família incrível, muito acolhedora”. Por meio do projeto Boa Sorte, que engloba arte, informação e acolhimento para falar sobre HIV e aids, Gaê teve reconhecimento internacional pelo Unaids. Em seu trabalho com saúde sexual, ele conta que existem muitas pessoas que ainda se sentem desconfortáveis com o diagnóstico: “Já fiz acolhimento de pessoas que não falavam HIV, não conseguiam falar a palavra”.

A história da doença durante as décadas de 1980 e 1990 e a evolução do tratamento contra a aids também será lembrada no programa. “Toda vez que eu tomo um medicamento, tem 40 anos de história por trás daquele medicamento, tem 40 anos de pessoas que lutaram muito, muito, muito para que hoje eu possa ir ao posto sem ter que desembolsar nada diretamente”, se emociona Gaê.

Apresentado pelo jornalista Valter Lima, o Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia com a participação de jornalistas de emissoras públicas de rádio e televisão de todo o Nordeste. Aqui no Estado, a atração é veiculada pelas TVU e TVPE e o público pode acompanhar o jornalístico também pela internet no canal da TVE Bahia no YouTube

Data da última modificação: 03/12/2021, 17:10