Notícias Notícias

Voltar

Dia Mundial da Higiene das Mãos é celebrado com curso e ação educativa para profissionais do HC

O curso está sendo ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com inscrições liberadas até 12 deste mês

Na manhã de hoje (5), a Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (CCIRAS) do Hospital das Clínicas da UFPE organizou uma atividade educativa nas unidades de internação do hospital, em que realizou os cinco passos de higienização das mãos com os profissionais de saúde. A ação celebra o Dia Mundial da Higiene das Mãos, comemorado no dia 5 de maio, e estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2009 como parte da campanha “Salve vidas: higienize suas mãos”, objetivando reforçar a mensagem sobre a importância da lavagem correta das mãos para a prevenção de doenças. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Como a higiene das mãos é uma das metas de segurança do paciente, é fundamental que todos os profissionais reflitam sobre a importância dessa ação como uma das principais medidas de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) e de resistência antimicrobiana (RM). Mas também que atuem como facilitadores e multiplicadores dessa prática tão simples e barata, mas que repercute, caso não executada cuidadosamente, de forma negativa para o paciente e danosa para os nossos serviços de saúde”, explica a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde e presidente da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde do HC, Andrêza Cavalcanti.

No entanto, apesar de sua importância, muitas pessoas não realizam a higienização das mãos corretamente ou com a frequência necessária, o que, consequentemente, afeta a saúde de milhares de pacientes em todo o mundo, ressaltando a necessidade de aumentar a conscientização sobre a importância. Essa simples e importante ação é capaz de reduzir os níveis de transmissão de vírus, bactérias e parasitas, evitando a disseminação de doenças e infecções dentro e fora do ambiente hospitalar. Estima-se que, em países desenvolvidos, as infecções podem afetar cerca de 5% a 10% das hospitalizações, enquanto, nos países em desenvolvimento, elas correspondem a aproximadamente 25% dos casos de internação.

De acordo com a profissional, o cuidado com a higiene das mãos é realizado em cinco momentos: antes de tocar o paciente, antes de realizar procedimento asséptico, após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções, depois de tocar o paciente e após tocar superfícies próximas. “Em relação aos produtos, utilizar água e sabão, quando há presença de sujidade. O álcool gel também é um recurso disponível. Já nos procedimentos assépticos, orienta-se utilizar sabão antisséptico, tal como a clorexidina degermante”, acrescenta.

CURSO - Em comemoração ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, está sendo ofertado aos profissionais de saúde do HC o “Curso Básico de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e Segurança do Paciente”, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com inscrições abertas até o dia 12 deste mês. Os interessados devem realizar o cadastro na plataforma Indu e, logo em seguida, acessar o curso por este link utilizando a chave “CCIRAS05”. Com uma carga horária de 40 horas, o curso tem o prazo de 2 semanas para ser concluído.

O curso é oferecido pela Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (CCIRAS) e uma conquista da parceria realizada entre a Unidade de E-Saúde do HC com a plataforma Nutes/Indu.

Data da última modificação: 05/05/2023, 16:14