Notícias Notícias

Voltar

Dia de música para alegrar a comunidade do HC

Iniciativa ganhou aplausos dos pacientes e acompanhantes

O Dia da Música foi celebrado pelo Programa Mais: Manifestações de Arte Integradas à Saúde no hall e nas enfermarias do Hospital das Clínicas da UFPE, ontem (22), com a apresentação de músicos para os pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital-escola, que é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Moisés de Holanda

Músicos estiveram em enfermarias e nos corredores

Com mais de 30 anos de carreira, o repentista Antônio Lisboa destilou seus versos improvisados e arrancou gargalhadas e reflexões do público. “É diferente tocar num hospital. O mote está no ambiente, na fisionomia das pessoas. É muito sensitivo, bem diferente de tocar num festival em que você recebe o tema e desenvolve. Aqui (no HC), o mote está no ar”, explicou.

Outro cantor a se apresentar foi o percussionista Samucka. “Eu me encanto com essa iniciativa de humanização do Programa Mais aqui no hospital e acho uma troca muito rica, para mim, que vivo de emoções e de histórias”, contou.

A iniciativa ganhou aplausos como o do paciente Tiago Moura, de 20 anos, internado na enfermaria do 10º Sul. “A música é terapia para a alma. Estou no HC há algum tempo e acompanho as atividades do Programa Mais. A arte ajuda a me acalmar e relaxar”, relatou o jovem, que fará uma cirurgia de hérnia incisional.

Desde 2007, o Programa Mais vem realizando intervenções culturais como forma complementar do processo de reabilitação do paciente e como ferramenta de humanização do ambiente hospitalar.

 

 

Data da última modificação: 23/11/2017, 15:36