Dia da Consciência Negra tem debate sobre “Africanidades e o Imaginário”

Mesa será no próximo dia 20, às 9h, no miniauditório 1 do Centro de Artes e Comunicação (CAC)

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário  promove uma mesa de debates sobre “Africanidades e o Imaginário” no próximo dia 20, às 9h, no miniauditório 1 do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os convidados são a yalorixá Joice Cavalcante (Centro Espírita Cabocla Iracema), o babalorixá Robson Akobiidan (Ilé Ola) e as professoras Danielle Rocha Pitta (Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA) e Renata Wilner (Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística).

Criado em 1975 na Fundação Joaquim Nabuco, sob o nome Centro de Pesquisas do Imaginário, o núcleo funciona desde o ano de 1992 no PPGA, de onde está migrando para passar a fazer parte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Sob a coordenação das professoras Danielle Rocha Pitta e Maria das Vitórias Negreiros do Amaral, o núcleo conta com apoio de instituições internacionais como o Centro de Pesquisas sobre o Imaginário da Universidade Paris V e o Grupo de Pesquisas Coordenadas (Greco), inscritos no Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS), na França.

“Dando continuidade a esses estudos e pesquisas, estamos realizando atualmente encontros quinzenais com temas interdisciplinares: arte, performance, saúde mental, educação, religião, terapias integrativas, entre outros, que dialogam com a Teoria do Imaginário e da Complexidade ligados ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais”, explica a professora Maria das Vitórias Negreiros do Amaral. O dia 20 de novembro foi a data escolhida para ser o Dia da Consciência Negra por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares.

Data da última modificação: 31/10/2018, 17:57