Notícias Notícias

Voltar

Dezenas de pessoas são beneficiadas com mutirão de prestação de serviços no HC

Atividades voltadas à população têm o objetivo de celebrar o Outubro Rosa

Fotos: Divulgação

Houve palestras sobre prevenção ao câncer de mama

Dezenas de pessoas foram atendidas no mutirão de prestação de serviços e participaram de uma palestra no Hospital das Clínicas da UFPE, hoje (16), pela manhã. A ação em parceria com Sesc, Senac, Defensoria Pública de Pernambuco, Lions Clube do Recife e Liga de Oncologia da UFPE realizou uma série de atividades voltadas à população para celebrar o Outubro Rosa. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Atendimentos na área de saúde e beleza para as mulheres

As ações contaram com avaliação física e funcional, orientação nutricional e de higiene bucal, distribuição de panfletos sobre autoexame da boca, distribuição de escovas de dente, cortes de cabelo, além do atendimento para toda a comunidade que precisava ingressar com ações judiciais de divórcio; pensão alimentícia; investigação de paternidade; habilitação para casamento; declaratória de união estável; entre tantas outras.

Luciana Barbosa, paciente do hospital, veio fazer um exame e ficou sabendo das ações. Ela se interessou pelas palestras de saúde bucal. “Estava passando aqui na portaria quando vi e me interessei. Iniciativas como essas são muito importantes para a população, e a gente tem que se cuidar sempre, né? Eu gostei muito, pois tirei minhas dúvidas, aprendi a cuidar melhor da minha boca, foi muito proveitoso”, afirmou.

Para Alexsandro Ranulfo, que trabalha como maqueiro no HC, aproveitou a oportunidade para adiantar a papelada do casamento. “Estava há um tempo querendo me casar, mas, por falta de condições financeiras, eu não podia dar entrada no cartório. Com esse apoio maravilhoso do Hospital e da Defensoria, eu tive essa oportunidade. Tudo aqui foi muito rápido e prático. Consegui adiantar muita coisa, valeu muito a pena”, comemorou.

PALESTRA – A palestra “Diálogos sobre câncer de mama (motivacional e direitos do paciente)” contou com dois momentos distintos, nesta manhã. No primeiro, a advogada Antonieta Barbosa, autora do livro “Câncer – Direito e Cidadania”, discorreu sobre uma série de direitos que as pessoas que lutam contra o câncer têm, como auxílio-doença, aposentadoria, isenção do Imposto de Renda, saques dos depósitos do FGTS e do PIS/Pasep, entre outros. “É importante que as pessoas saibam que têm direitos, que, muitas vezes, não são respeitados”, afirmou ela.

No segundo, a comerciária aposentada Silvia Raposo deu o testemunho de quem luta contra a doença há 11 anos. “O câncer não é uma sentença de morte. Os tratamentos já não são tão ofensivos quanto os do passado e o pensamento positivo ajuda muito. Queremos ser vítimas ou ‘resolvedores’ de problemas?”, ensina Silvia, que levou amigos para cantar no fim de sua apresentação. “A música é uma ótima terapia”, completou.

MAIS OUTUBRO ROSA – Do dia 21 até o dia 25 deste mês, acontece o 5º Mutirão de Reconstrução Mamária, ação que vai beneficiar dez pacientes a serem operadas pela equipe do Serviço de Cirurgia Plástica. No dia 21, também no anfiteatro 1 do HC, será realizado o minicurso “Prevenção/tratamento do câncer de mama”, voltado para profissionais e estudantes da área de saúde de todas as instituições. O curso tem caráter multiprofissional, com abordagens nas áreas de Nutrição, Educação Física, Mastologia e Oncologia. A inscrição deve ser realizada pelo e-mail capacitacaohc@gmail.com. Ao final dessa atividade, será emitido certificado de participação.

Confira a programação completa aqui. 

Data da última modificação: 17/10/2019, 11:55