Desinformação é o assunto da vez no Giro Nordeste que começa às 20h30

A importância do jornalismo profissional para a democracia e a guerra de informação falsa durante as eleições movimentam o debate na TVU (canal 11.1) de hoje (4)

O convidado do Giro Nordeste de hoje (4) é o diretor do Instituto Cultura e Democracia, além de coordenador do projeto desinformante, João Brant. O programa vai tratar da desinformação em tempos de conflito, táticas de disseminação de informações falsas e quais as expectativas para as próximas eleições no Brasil nesse contexto, entre outros temas. Para o pesquisador, exigir transparência e regras claras sobre moderação de conteúdo, além de um compromisso com um ambiente saudável de informação e colaboração com a justiça comum e com a justiça eleitoral são pontos cruciais a serem reivindicados pela população às plataformas digitais em ano de eleição.

Já quando questionado sobre possíveis mecanismos implementados em algum país para enfrentar a produção e distribuição de notícias falsas nas redes sociais, João Brant, que também é consultor em políticas de cultura, comunicação e internet, enfatiza que “não adianta a gente importar soluções sem entender a cultura política do país onde a gente está”. Ainda assim, ele pontua alguns esforços que estão na dianteira realizados pela União Europeia e pelo Reino Unido.

Transmitido pela TVU (canal 11.1) às sextas-feiras no horário das 20h30, o programa Giro Nordeste é conduzido pelo jornalista da TVE Bahia Juraci Santana e conta com a participação de comunicadores de emissoras públicas de rádio e televisão de todo o Nordeste. Nesta semana, a jornalista da UFPE Stella Maris Saldanha é a representante de Pernambuco na bancada virtual.

Data da última modificação: 04/03/2022, 15:15