Dermatologistas do HC ressaltam os cuidados para prevenção do câncer de pele

Dezembro Laranja é uma campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Neste mês, é celebrado o Dezembro Laranja, campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com o objetivo de contribuir e conscientizar sobre os riscos do câncer de pele e a importância da fotoproteção. Nesta edição, o tema é “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”.

“Com a flexibilização das restrições e queda do número de mortes relacionadas à covid-19, as pessoas têm ocupado mais espaços abertos, como parques, praias e, consequentemente, acabam tendo uma maior exposição ao sol. Além disso, é justamente no verão que as pessoas mais se expõem a esses ambientes”, alertou a médica dermatologista Marcia Helena Oliveira, do Hospital das Clínicas da UFPE. Ela acrescentou que, com isso, é muito importante neste momento aliar as medidas recomendadas para a contenção da pandemia aos cuidados da prevenção do câncer de pele.

A coordenadora da Campanha Dezembro Laranja, em Pernambuco, e professora da UFPE, Jéssica Guido, explicou algumas medidas para prevenir a doença. “É importante evitar a exposição ao sol das 10h às 16h e, caso ela aconteça, a pessoa deve estar protegida, fazendo uso de chapéu, óculos, protetor solar de três em três horas; uso de roupas com proteção UV e, de preferência, se abrigar sob um guarda-sol”.

De acordo com a SBD, o câncer da pele tem correspondência de 25% a 30% de todos os diagnósticos dessa doença no Brasil, e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) registra, a cada ano, 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

Segundo Jéssica, o combate ao câncer de pele possui dois pilares principais: a realização da prevenção e o diagnóstico precoce. “A pele, por ser um órgão exposto, precisa ser fiscalizada, pois com mais autocuidado será possível notar as feridas que não cicatrizam, manchas escuras, nódulos, caroços recentes e até a modificação de antigos sinais presentes no paciente.” A orientação é que o paciente se autoexame e, caso identifique qualquer anormalidade no corpo, procure um médico dermatologista assim que possível.

SOBRE O CÂNCER DE PELE – No momento em que surge no corpo de forma exposta, o câncer de pele é muitas vezes confundido com pintas, eczemas ou outros tipos de lesões benignas. Por conta dessa semelhança, muitos pacientes não procuram um médico com antecedência e passam de uma fase essencial que é a do diagnóstico precoce. Sintomas comuns que podem corresponder ao câncer de pele são: lesões na pele de aparência elevada e avermelhada, brilhante, translúcida, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e de fácil sangramento; pinta preta ou castanha que muda de cor, textura, cresce e possui bordas irregulares; mancha ou ferida que não cicatriza, continua crescendo, coça e apresenta crostas, erosões ou sangramento.

O reconhecimento, de fato, é feito apenas por um médico especializado a partir de exame clínico e/ou biópsia. Nos casos de melanomas metastáticos, por exemplo, outros sintomas são apresentados de forma que variam de acordo com as áreas avançadas, podendo incluir nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, falta de ar, tosse, dores de cabeça e abdominais.

Data da última modificação: 15/12/2021, 16:19