Notícias Notícias

Voltar

Departamento de Química promove colóquio sobre a técnica analítica “Libs”

Evento ocorrerá exclusivamente de modo virtual, através da plataforma do Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE promoverá, nesta quarta-feira (20), às 15h, um colóquio com o tema “Libs: uma ferramenta analítica versátil”. A conversa será conduzida pelo professor Ivo Milton Raimundo Júnior, doutor em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que foca sua atuação nas áreas de (nano)sensores ópticos, microfabricação de sistemas analíticos e espectroscopia de emissão óptica em plasma induzido por laser (Libs).

O evento ocorrerá exclusivamente de modo virtual, através da plataforma do Google Meet. Vale ressaltar que aqueles interessados em assistir ao colóquio devem entrar na sala utilizando o e-mail institucional (@ufpe.br) e com o microfone desligado.

Resumo

A Espectroscopia de Emissão Óptica em Plasma Induzido por Laser (Libs, do inglês Laser-Induced Breakdown Spectroscopy) é uma técnica multielementar robusta, de simples operação, que requer pouco ou nenhum preparo de amostra, permitindo análises in-situ. Simplificadamente, um pulso de laser (5-10 ns) de alta energia é incidido sobre a amostra, vaporizando uma pequena porção, que é excitada pelo plasma formado. A análise qualitativa pode ser realizada identificando-se os comprimentos de onda de emissão, enquanto a quantitativa está relacionada com as respectivas intensidades. Uma das vantagens do LIBS é a possibilidade de análises remotas em ambientes hostis e de difícil acesso, enquanto que entre as desvantagens podem ser citadas a dificuldade de realizar medidas em solução e os limites de detecção pouco favoráveis. Neste seminário, serão discutidos aspectos relativos à determinação de íons metálicos em alta pressão (210 bar) em solução salina e em condições de fluxo, com vistas ao monitoramento de plumas de fontes hidrotermais oceânicas. Adicionalmente, serão abordados os perfis espectrais de alguns minerais em dióxido de carbono supercrítico, condição que simula a atmosfera de Vênus. Finalmente, serão discutidas algumas estratégias para melhorar o limite de detecção da técnica em análise de amostras líquidas, empregando-se tanto pré-concentração em fases extratoras como nanopartículas de ouro para intensificar os sinais de emissão.

Data da última modificação: 18/04/2022, 17:49