Departamento de Física promove colóquio sobre matéria escura

A conversa será conduzida pelo professor Farinaldo Queiroz, do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN

O Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoverá, nesta sexta-feira (2), às 16h, um colóquio com o tema “Fourfold Search for Dark Matter”. A conversa será conduzida pelo professor Farinaldo Queiroz, do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O palestrante é Líder do Grupo de Física de Partículas e Astropartículas no Instituto Internacional de Física, coordenador de um projeto de extensão universitária e participa de projetos científicos com aspectos sociais. O professor Farinaldo é, ainda, autor do livro “Cosmos”, destinado ao Ensino Básico e com versão acessível para surdocegos, e coordenador da área de Física de Partículas da SBF (2022-2023).

O evento ocorrerá exclusivamente de modo virtual, através da plataforma Google Meet. Vale ressaltar que aqueles interessados em assistir ao colóquio devem entrar na sala utilizando o e-mail institucional (@ufpe.br) e com o microfone desligado.

Resumo

We will review the compelling evidence for dark matter in the universe, as well as the traditional search strategies for dark matter particles, namely collider, direct and indirect detection searches. This threefold strategy has driven the field in the past decades. Later, we will discuss a new method that is complementary to them, but can be more much sensitive to the existing methods, that is neutron star spectroscopy. It interestingly has the potential to unveil the nature of dark matter.

Data da última modificação: 31/08/2022, 15:04