Departamento de Física promove colóquio sobre a Teoria Quântica de Campos no Brasil

O Departamento de Física da UFPE promoverá, nesta sexta-feira (1º), às 16h, um colóquio com o tema “The early days of Quantum Theory in Brazil”. A conversa será conduzida pelo professor Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, doutor em Física pela Princeton University, que foca sua atuação na área das teorias quânticas de campos e suas aplicações, métodos semiclássicos em geral, fotônica e plasmônica. O coloquialista é, desde 2017, consultor técnico da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade da Marinha do Brasil.

O evento ocorrerá exclusivamente de modo virtual, através da plataforma do Google Meet. Vale ressaltar que aqueles interessados em assistir ao colóquio devem entrar na sala utilizando o e-mail institucional (@ufpe.br) e estar com o microfone desligado.

Resumo

We review the early days of Quantum Field Theory in Brazil by describing the contributions of Gleb Wataghin, Mário Schenberg, José Leite Lopes and Jorge André Swieca. Their important work achieved international recognition and was essential for the development of research in Physics in Brazil.

Data da última modificação: 28/03/2022, 17:12