Departamento de Física da UFPE realiza colóquio on-line

Evento acontece na sexta-feira (13), via Google Meet

O Departamento de Física da UFPE promove, na próxima sexta-feira (13), às 16h, o webcolóquio “Optical microcavities: Keeping non-linearities under control”, com apresentação do professor Gustavo Wiederhecker, do Departamento de Física Aplicada (DFA/IFGW), da Universidade Estadual de Campinas

O webcolóquio acontece via plataforma Google Meet. Os organizadores do evento pedem para que os interessados entrem na sala virtual com o microfone desligado e pelo e-mail institucional (@ufpe.br).

Gustavo Wiederhecker é professor da Universidade Estadual de Campinas. Seu laboratório de pesquisa tem como objetivo a investigação de fenômenos ópticos não lineares em dispositivos microfotônicos, com ênfase na interação entre luz e ondas mecânicas e processos paramétricos. Antes de ingressar na Universidade de Campinas em 2011, ele se graduou em Física pela mesma universidade, onde tirou seu PhD. Foi pós-doutorando na Cornell University de 2008 a 2011. Recebeu o prêmio de Melhor Tese de Doutorado, IFGW/Unicamp (2009); o prêmio Capes de tese na área de Astronomia/Física, Capes (2009); o Grande Prêmio Capes José Leite Lopes 2009. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e editor associado do Journal of The Optical Society of America B. Atua no campo da nanofotônica, investigando a física da luz e sua interação com a matéria em micro e nanoescala. Particularmente, tem interesse na interação entre a luz e vibrações mecânicas e fenômenos não lineares na propagação da luz em microestruturas fotônicas.

Resumo

O confinamento da luz em microguias e cavidades ópticas permite-nos alcançar os regimes exóticos da óptica não linear, mesmo utilizando potências diminutas. Em particular, a recirculação da luz em microcavidades ópticas é capaz de tornar o campo armazenado milhares de vezes mais intenso que o campo incidente. Nestas microestruturas, também é possível manipular a reposta óptica e moldar a interação da luz com oscilações de elétrons e fônons. Tal interação permitiu o desenvolvimento de diversas funcionalidades, como a geração de pentes de frequência óptica, processamento de sinais de radiofrequência, resfriamento de sistemas mesoscópicos ao estado fundamental de vibração. Nesta palestra, revisarei nosso progresso recente neste campo com ênfase em resultados recentes, como a sondagem da dinâmica não linear de modos vibracionais ou geração de novas frequências ópticas e mecânicas.

Data da última modificação: 11/05/2022, 15:40