Departamento de Física da UFPE promove colóquio com foco em tecnologia da informação e comunicação

O colóquio será proferido pela professora Clivia Sotomayor, do Instituto Catalão de Nanociências e Nanotechnology e da Universidade de Wuppertal

O Departamento de Física da UFPE vai realizar um colóquio amanhã (10), com a professora Clivia M. Sotomayor Torres, para discutir a temática das Fônons em Tecnologias de Informação e Comunicação. A palestrante possui PhD em Física pela Universidade de Manchester, Reino Unido. Clivia recebeu prêmios da Royal Society of Edinburgh, Nuffield Foundation e Amelia Earhart Fellowship da Zonta International (EUA).

Desde 2007, é professora pesquisadora do Icrea e líder do grupo de Nanoestruturas Fonônicas e Fotônicas do Instituto Catalã de Nanociência e Nanotecnologia em Bellaterra. Ela realiza pesquisas em ciência e engenharia de nanoestruturas fonônicas, nanofotônica e novos métodos de litografia, incluindo litografia de nanoimpressão e automontagem. O evento acontecerá de forma virtual, a partir das 16h, por meio da plataforma Google Meet, neste via Google Meet

Resumo

Perdas em TIC são um desafio para engenharia e ciência básica. Eles estão intrinsecamente ligados ao consumo de energia e na eletrônica ocorrem principalmente em interconexões e operações de comutação. Uma ideia para minimizar ou mesmo evitar perdas na transmissão de informações em chips e circuitos, é o conceito de proteção topológica. Faremos um resumo histórico das principais propriedades físicas que constituem as vantagens e desvantagens do fônon nas TIC, com foco em ideias, métodos e progresso até o momento. Discutiremos a pesquisa fonônica em Si e materiais 2D para o transporte de sinais em guias de ondas fonônicas em componentes e circuitos compatíveis com Si. Discutiremos esquemas de fontes de fônons, guias de onda e detecção na faixa de GHZ.

Data da última modificação: 09/03/2023, 17:00