Departamento de Expressão Gráfica da UFPE promove Oficina Maker na próxima quarta-feira (19)

O evento será realizado na Escola Técnica Estadual Professor Lucilo Ávila, na Iputinga

O Pibid Artes Expressão Gráfica, coordenado pela professora Thyana Galvão, em conjunto com o Grea Móvel, promoverá na próxima quarta-feira (19) uma Oficina Maker na Escola Técnica Estadual Professor Lucilo Ávila, na Iputinga. Na ocasião, serão apresentadas as técnicas utilizadas no processo de criação de peças em 3D, além de cortes e montagens em diversas superfícies. O horário do evento compreende das 8h às 12h.

A Unidade Itinerante de Tecnologia do Grupo de Experimentação em Artefatos 3D (Grea3D) é um laboratório que tem o intuito de promover o acesso à informação digital em escolas públicas de Pernambuco. “As ações são realizadas através de oficinas práticas, com foco no corte a laser e na impressão 3D, com a finalidade de envolver professores e estudantes a refletir sobre a prática de ensino da geometria nas escolas e a relação da cultura maker, seus impactos para a inclusão digital da sociedade e mitigação da pobreza”, explica Thyana Galvão.

Durante a oficina, serão trabalhados os seguintes conteúdos: sólidos geométricos, modelagem 2D e 3D, sistema de vistas ortográfico, impressão 3D e corte a laser. Os softwares a serem utilizados são CorelDraw, TinkerCAD, Ultimaker, enquanto que os equipamentos são cortadora a laser, impressoras 3D e notebooks. A equipe executora é formada por docentes e discentes da Licenciatura em Expressão Gráfica (UFPE), em que serão atendidos 34 estudantes.

A Oficina Maker será dividida em cinco momentos. Primeiramente, haverá a explicação sobre o Projeto do Laboratório Grea3D Móvel; depois a divisão da equipe e dos participantes para atividade que envolve a impressão 3D; logo em seguida, a realização da atividade que envolve réguas e gabaritos através do corte a laser; posteriormente a exploração do conteúdo sobre os sólidos geométricos e o Sistema de Vistas Ortográficas; e, por fim, a discussão rápida sobre os resultados da Oficina Maker.

O projeto é uma realização do Departamento de Expressão Gráfica (UFPE), em parceria com a Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine|UFPE) e com o apoio da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e tem na coordenação do Laboratório Grea3D Móvel a professora Auta Luciana Laurentino. Assim, o Grea3D Móvel será levado para a Escola Técnica Professor Lucilo Ávila para a realização da oficina com alunos do 2º ano do Ensino Médio que cursam a disciplina “Ateliê de Criação Artística”, ministrada pelo professor Rodrigo Cavalcanti (supervisor do Pibid Artes Expressão Gráfica) e acompanhada pelos pibidianos de Artes Expressão Gráfica.

Data da última modificação: 14/04/2023, 14:16